ADOTE UMA CAUSA

Economia

Legado de Americo Buaiz ainda contribui para o crescimento do ES, 20 anos após a morte do empresário

Em 1941, Americo fundou o Grupo Buaiz, que atualmente é um dos maiores grupos empresariais do estado, com atividades em diferentes setores econômicos

Foto: Divulgação | Grupo Buaiz

Há 20 anos morria o empresário Americo Buaiz, fundador do Grupo Buaiz e das federações da Indústria (Findes) e do Comércio (Fecomércio) no Espírito Santo. Doutor Américo, como era conhecido, tornou-se exemplo para empreendedores capixabas. 

O atual presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, utilizou uma palavra para definir Américo Buaiz: referência.

Foto: Reprodução

  

"A imagem do doutor Americo tem alto significado para todo o setor produtivo do nosso estado. Ele se tornou referência ao fundar a Federação do Comércio e da Indústria e principais polos da economia local. Ele também foi referência de empresário correto, íntegro e, com certeza, deixou muita saudade para a população capixaba", finalizou o empresário.

Américo Buaiz também foi o responsável pela criação da Câmara de Comércio Americana (AMCHAM), além de dirigir o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Social da Indústria (Sesi). Quem também falou sobre o legado do empre´sario foi o atual presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, que deu continuidade ao trabalho do pai a frente dos negócios da família.

"Meu pai deixou um legado de ideais e valores, que é o principal ensinamento que vem dele. No mundo de hoje, as pessoas idealizam muito, mas não da maneira certa e pelos caminhos certos. O que ele plantou é que é possível chegar longe pela maneira correta. Referência é uma boa palavra para defini-lo, porque fala exatamente sobre esse legado. Gostaria que ele estivesse assistindo a este momento. Muito do que está acontecendo agora é resultado de uma expectativa criada por ele".

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, destacou a relação de Americo Buaiz com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

"Além de grande empreendedor, ele seria considerado um empreendedor serial, pelos tantos negócios que desenvolveu. Dr. Americo teve ainda a preocupação de criar instituições que representassem o coletivo da indústria, como é o caso da Findes e da Fecomércio-ES, das quais ele foi o fundador. Ele sempre teve a preocupação de agregar as pessoas em torno de projetos coletivos, sempre trabalhou pelo conjunto. Deixou um legado muito importante de valorização do empreendedorismo e uma família empresária que continua na atividade, de forma brilhante, até hoje, expandindo o grupo e levando em frente esse legado tão relevante, iniciado pelo Dr. Americo".

Grupo Buaiz

Há 78 anos no mercado, o Grupo Buaiz é hoje um dos maiores grupos empresariais do Espírito Santo. Liderado por Americo Buaiz Filho, o grupo está presente nos mercados de alimentos, com o Café Número Um e com Farinha de Trigo e Mistura para Bolo Regina; de comunicação, com a TV Vitória, o jornal online Folha Vitória, as Rádios Jovem Pan Vitória e Jovem Pan News Vitória e Spark; de varejo, com o Shopping Vitória; e imobiliário, com a Nova Cidade Empreendimentos.

Buaiz Alimentos

A Buaiz Alimentos é composta por três unidades – o Moinho Vitória, a Fábrica de Mistura para Bolo Regina e a Fábrica de Café Número Um. Em 2017, a empresa iniciou o processo de expansão para aumentar em até 35% a capacidade de produção de trigo, além de promover modernização em logística e nos processos de fabricação dos produtos.

Rede Vitória de Comunicação

A RVC é formada por quatro veículos de comunicação – TV Vitória/Record, Rádio Jovem, Pan Vitória, Rádio Jovem Pan News e Jornal Online Folha Vitória. Primeira no Brasil a conquistar a ISO 9001, a Rede Vitória reafirma o seu compromisso com a qualidade. A TV Vitória foi eleita pela 6ª vez a Melhor TV Regional do Brasil, a Rádio Jovem Pan Vitória tem o título de bicampeã como Melhor Rádio Regional do Brasil. O Jornal Online Vitória conquistou duas vezes o Prêmio Colibri.

Shopping Vitória

Inaugurado em 1993, o Shopping Vitória se destaca no segmento e é pioneiro e líder de mercado no Espírito Santo. Com desempenho de vendas superior à média, está entre os maiores shoppings do Brasil, segundo a ABRASCE – Associação Brasileira de Shoppings Centers.

IAB - Instituto Americo Buaiz

Lançado em julho de 2017, tem como missão apoiar o desenvolvimento social no  Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.




Pontos moeda