Geral

Praia de Vila Velha ganha selo de qualidade internacional

O prêmio que avalia critérios como gestão ambiental, qualidade da água, turismo sustentável, segurança e responsabilidade social foi concedido para 22 praias brasileiras na temporada de verão 2021/2022

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

Uma das belas praias do litoral capixaba ganhou reconhecimento mundial. A Praia da Sereia, em Vila Velha, está entre as 22 praias brasileiras escolhidas para receber o Prêmio Bandeira Azul, principal certificação internacional concedida à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo para a temporada de verão  2021/2022.

Ao todo, 28 pontos do litoral brasileiro, sendo 22 praias e seis marinas, foram considerados aptos pelo júri internacional para receber o selo ecológico e sustentável. A bandeira azul, símbolo da iniciativa, está prevista para ser hasteada entre novembro e dezembro.  

Para se qualificar para o prêmio foi preciso atender a 34 critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. As exigências devem ser mantidas e comprovadas anualmente. 

Segundo a prefeitura de Vila Velha, a Praia da Sereia está recebendo melhorias na infraestrutura do calçadão, ciclovias, corrimãos, rampa, instalação elétrica, banheiros, chuveiros e sinalização.

A Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Manuela Batista, destacou que os critérios para a premiação são importantes para garantir a preservação ambiental.

“Os critérios de balneabilidade do Bandeira Azul são bem mais exigentes do que a legislação nacional. Isso garante a qualidade da água e da areia para os seus frequentadores”, disse.

Além das belezas do local, o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Júnior, acredita que o reconhecimento é mais um ponto favorável para fortalecer o turismo na região. 

“Agora temos um modelo de praia de excelência que irá beneficiar, primeiramente, o morador que desfruta desse ambiente o ano inteiro e, posteriormente, quem nos visita, atraído pelas nossas belezas naturais”, destacou.

Entenda o que é a "Bandeira Azul", reconhecimento internacional concedido a praia do ES 

Criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), o Programa Bandeira Azul incentiva a realização de ações com o foco em qualidade e proteção ambiental. 

O programa tem como objetivo conscientizar a população, empresários do segmento náutico e gestores públicos sobre a necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros. 

LEIA TAMBÉM: Saiba como visitar ilha de águas cristalinas no sul do ES

A instituição internacional e organizadora da premiação "Bandeira Azul" reúne integrantes de vários país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede, em Florianópolis, Santa Catarina.

Na temporada de verão 2020/2021, 18 praias brasileiras e seis marinhas foram selecionadas, totalizando 25 pontos no litoral do Brasil. Neste ano, foram selecionados 28 locais no país. 

Veja as praias e marinas premiadas com a Bandeira Azul na temporada de verão 2021/2022

PRAIAS

Praia do Tombo, Guarujá – SP
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Prainha, São Francisco do Sul – SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia Grande, Penha – SC
Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
Praia da Saudade, Penha – SC
Praia da Sereia, Vila Velha – ES
Praia do Sossego, Niterói – RJ
Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

MARINAS

Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
Marinas Nacionais, Guarujá – SP
Iate Clube de Santa Catarina (sede Centro), Florianópolis – SC
Marina Kauai, Ubatuba – SP
Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC
Marina Itajaí, Itajaí – SC

LEIA TAMBÉM:

>> Carmélia será reformado após União ceder imóvel ao governo do ES

>> Turismo em alta! Caparaó capixaba vai ganhar 13 novos empreendimentos

Pontos moeda