Chuva no es

Geral

Chuva que atinge o ES pode ser igual a de 2013? Veja o que diz a meteorologista do Incaper

Em 2013, foram registrados alagamentos, enchentes, deslizamentos, mortes e muita destruição nos municípios capixabas

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

As chuvas intensas que atingem diversos municípios do Espírito Santo desde a última quinta-feira (8) trazem aos capixabas a lembrança da tragédia 2013, quando o Estado superou o recorde de chuva em todo o mundo, segundo a NASA (National Aeronautics and Space Administration). 

Na época, foram registrados alagamentos, enchentes, deslizamentos, mortes e muitas destruições em diversas cidades. Mais de 19 mil pessoas ficaram fora de casa. Diante disso, a meteorologista do Incaper, Thábata Brito, esclareceu que, ao contrário de 2013, o sistema que está provocando a chuva já deve diminuir nos próximos dias. 

"Com as chuvas observadas ao longo da semana, principalmente entre a quinta e a sexta-feira, as pessoas começam a se lembrar daquela chuva de dezembro de 2013, que assolou o Estado. Diferente do ocorrido naquela época, esse sistema que está provocando toda essa chuva no Espírito Santo já deve diminuir a intensidade no final de semana, onde já temos uma melhora nas condições do tempo", destaca.

Leia também:
- Institutos emitem alertas de chuva forte para o Espírito Santo

- Defesa Civil afirma que Plano de Emergência pode ser acionado a qualquer momento no ES

- Chuva forte obriga famílias desalojadas a se abrigarem em casas de parentes em Vila Velha

A meteorologista afirma ainda que a chuva já é esperada no mês de novembro e que, de fato, a previsão é de mais chuva no Estado. No entanto, não é esperado um acumulado tão significativo quanto o que foi observado em 2013.

Aviso
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), emitiram novos alertas para o Espírito Santo nesta sexta-feira (09).

O Inpe emitiu um aviso especial e informou que as condições de tempo são favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico dentro das próximas 24 horas. De acordo com informações do instituto, é preciso ficar atento sobre as atualizações da previsão, já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que podem provocar danos e acidentes. 



Pontos moeda