Chuva no es

Geral

Inmet e Inpe emitem alerta de chuvas fortes para o Espírito Santo até sexta-feira

Todos os municípios do Estado devem ser afetados. Segundo o Inmet, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: reprodução/pixabay
Segundo os institutos, a chuva forte no Espírito Santo deve continuar nesta sexta-feira

A chuva forte que atinge o Espírito Santo nesta quinta-feira (08) deve continuar na sexta-feira (09). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) emitiram avisos meteorológicos de acumulado de chuva para o Estado nesses próximos dois dias.

O aviso do Inmet passou a vigorar a partir das 13h30 desta quinta-feira e vale até as 13 horas de sexta. O alerta é para 73 municípios das regiões serrana, metropolitana, Caparaó, sul (litoral e central), nordeste, noroeste, centro-oeste e na região do Rio Doce. Segundo o instituto, o grau de severidade para o aviso é de perigo.

A previsão do Inmet é de que o acumulado de chuva fique entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Ainda de acordo com o aviso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades com tais áreas de risco.

Já o Inpe emitiu um aviso de atenção de acumulado expressivo de chuva para os 78 municípios capixabas a partir das 9 horas de sexta-feira. De acordo com o aviso meteorológico, a região mais atingida deverá ser a Grande Vitória.

Além do Espírito Santo, municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais estão dentro da área de alerta. O Inpe informa ainda que, nessas regiões, há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.

Pontos moeda