Geral

De 35 mil barragens, apenas 138 possuem cadastro de segurança no ES

Durante os dias em que as chuvas foram mais intensas no estado, seis barragens apresentaram risco à população

Foto: TV Vitória

Das 35 mil barragens no Espírito Santo, apenas 138 possuem cadastro de segurança. Os dados são da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Um levantamento realizado pela reportagem da TV Vitória/Record TV, aponta que entre as 35 mil barragens ativas no estado, apenas 10 mil estão regularizadas junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Durante os dias em que as chuvas foram mais intensas, seis barragens apresentaram risco à população. Uma delas, no município da Serra, se rompeu na última sexta-feira (22). A água chegou a uma segunda barragem, que transbordou, alagando o bairro Vista da Serra. Foi necessário um barco para resgatar os moradores.

Em Santa Leopoldina, na região serrana do estado, famílias tiveram que ser retiradas de casa após três barragens ficarem perto de transbordar. O mesmo foi feito em uma barragem no município de Marechal Floriano.

Segundo o diretor da Agerh, Fábio Ahnert, há um aspecto em comum em todas as barragens que apresentaram problemas. Elas são de pequeno porte, e foram construídas em área particular. Ele explica que, por causa do tamanho, as estruturas não necessitam de licenciamento para a construção, mas deveriam ser fiscalizadas e cumprir as normas de segurança ambientais.

Com informações do Repórter Alex Pandini, da TV Vitória / Record TV.

Pontos moeda