CORONAVÍRUS

Geral

Após decisão do governo do ES presidente do Sindibares desabafa: 'foi o setor que mais sofreu!'

Bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sábado até às 22h e aos domingos até as 16h


Foto: Reprodução redes sociais

O governo do Estado liberou, nesta sexta-feira (20), a nova matriz de risco de Vitória, Cariacica, Viana, Barra de São Francisco e Ecoporanga. As cinco cidades voltam para o Risco Moderado para o novo coronavírus. Por conta disso, bares e restaurantes terão que fechar mais cedo a partir da próxima segunda-feira (23).

De acordo com o governador, nesta nova etapa da pandemia, as medidas qualificadas para conter o contágio da doença no estado poderão ser alteradas a cada semana.

"Estamos estabelecendo uma limitação para bares e restaurantes, porque não é um ambiente que se manteve controlado. As pessoas, nesses locais, naturalmente têm que tirar as máscaras. Elas se alimentam, elas bebem, elas confraternizam muito mais, se aproximam muito mais. E, muitas vezes da nossa parte, falta esse cuidado para evitar o contágio", disse Casagrande.

Nesses municípios, bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sábado até às 22h e aos domingos até as 16h. O presidente do Sindibares, que representa a categoria, lamentou essa decisão para um setor que, segundo ele, já está bastante prejudicado.

"A gente lamenta que o nosso setor seja o único a estar pagando esse preço: sofrer mais essa restrição. Foi o setor que mais sofreu. Nós ficamos oito meses com restrições no funcionamento e, agora, mais essa restrição. Principalmente no final de ano, quando a gente está pagando os décimos terceiros dos funcionários e tentando nos recuperar de tão duras restrições. Agora, a gente tem que lidar com isso pagando uma conta que não é nossa", desabafou.

Segundo Casagrande, o comércio por enquanto não terá alterações, mas deverá manter os cuidados. 

Em municípios classificados como Risco Baixo, como é o caso de Vila Velha e Serra, por exemplo, o funcionamento dos bares e restaurantes continua normal. As medidas de segurança em relação ao coronavírus, como o uso de máscaras e distanciamento social, continuam obrigatórias. 

Na área da educação, a partir de segunda-feira as aulas serão remotas e não presenciais. A medida vale para a rede pública e particular. Caso os municípios voltem para o risco baixo no próximo Mapa de Risco, as escolas serão reabertas. Segundo os protocolos sanitários estabelecidos pelas secretarias de Saúde e de Educação, as aulas presenciais estão autorizadas apenas em municípios de Risco Baixo.

Segundo o governador também houve mudança nas regras para a realização de eventos corporativos. Agora, só serão permitidos, nas cidades de Risco Moderado, eventos empresariais de até 300 pessoas.

Foto: Reprodução

Em 24 horas, o Espírito Santo registrou mais 19 mortes por coronavírus. Foram diagnosticados mais 1.603 casos da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 1.300 capixabas se recuperaram da covid-19. No total, o número de mortes passa de 4 mil e o de casos confirmados chegou a 176 mil. 

Pontos moeda