Geral

Mamãe Noel de Cariacica pede ajuda para manter projeto que existe há 27 anos

Por falta de doações, a aposentada Maria de Jesus teme não conseguir levar alegria para mais de 350 crianças carentes neste Natal

Foto: Reprodução TV Vitória

Um projeto social que existe há 27 anos em Cariacica pode ficar, pela primeira vez, sem levar a alegria natalina para as crianças carentes por falta de doações. 

A aposentada Maria de Jesus, conhecida como Mamãe Noel de Cariacica, teme  não conseguir presentear as mais de 350 crianças carentes. 

O gesto solidário de Maria começou no momento em que ela conheceu a história de três crianças que estavam tristes pela partida do pai. 

"Eu vi três crianças sofrendo muito porque o pai tinha ido embora e naquele dia eles não iam ganhar nada. Então resolvi fazer uma festinha. Eu não era Mamãe Noel, era apenas a Mariazinha. Preparei um bolo, cortei e convidei as três crianças e outras vizinhas para vir à minha casa. No outro ano eu já estava vestida e dando início à Mamãe Noel", contou. 

A partir deste momento, as crianças do bairro passaram a procurar pela tia dos presentes. A iniciativa foi crescendo e virou um evento esperado o ano todo pelas famílias. "Nunca faltou um ano para eu fazer essa doação de fé para dar alegria para as crianças", contou Maria.

Neste ano, no entanto, a pandemia e a crise econômica que ecoa em todos os lares, atrapalharam a chegada das doações até Mariazinha. 

"Sou acostumada a levar 1100 brinquedos, 800 sacolas de surpresas, leite, cesta básica. Hoje eu não tenho nem 1 kg de bala. Por isso que eu chorei muito ao olhar para minha sala e não ver nada", desabafou. 

Foto: Reprodução TV Vitória

A comunidade espera ansiosamente todos anos para a entrega de presentes feita pela aposentada. De crianças à adultos, a torcida para que ela consiga dar continuidade ao projeto é grande. 

"A gente torce muito para que a ação possa acontecer. Meus filhos, quando eram crianças, tiveram essa felicidade graças à ela. Maria sempre nos deu muita força", contou a dona de casa Lontina Souza. 

Voluntários que fazem parte do evento natalino estão sem acreditar que este ano a tradicional festa corre risco de não acontecer. Voluntária há 10 anos, Fabíola Bernardo encoraja Maria a não desistir. 

"Hoje o ano para ela está devagar. Maria chegou a falar que estava desistindo por não receber ajuda. Falei para ela não desistir pois as crianças estão à espera dos presentes", afirmou. 

Foto: Reprodução TV Vitória

A ação da Mamãe Noel de Cariacica rompeu barreiras e todo o Brasil teve a oportunidade de conhecer a capixaba quando a varanda da casa dela ficou destruída após um incêndio e todas as doações para a festa de 2011 foram destruídas. 

A história  foi parar no Programa do Gugu, na Record TV. Com isso, ela conseguiu arrecadar muitos brinquedos para realizar a festa da criançada. 

Neste ano, Maria de Jesus espera contar mais uma vez com a solidariedade do povo capixaba. Seu principal desejo é poder ver o brilho de alegria no olhar das crianças. 

"Não tem coisa melhor do que uma criança olhar para você e sorrir com aqueles olhos carentes, inocentes, e ainda cantar 'Mamãe Noel, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver", contou ela. 

Como ajudar?

Foto: Reprodução TV Vitória

Para doar e ajudar Maria e seus voluntários a realizar a entrega dos brinquedos para diversas crianças carentes, basta entrar em contato no telefone: (27) 99920-3798 

Pontos moeda