Geral

VÍDEO | Jacaré é encontrado perto de parque em Jardim Camburi

De acordo com o Projeto Caiman, que realizou o resgaste do réptil, o calor foi o principal fator para este encontro inusitado

Moradores do bairro Jardim Camburi tomaram um susto na tarde desta quarta-feira (24). Um jacaré foi encontrado próximo à um parque da região. De acordo com o Projeto Caiman, que fez o resgaste do animal, os casos tendem a aumentar ainda mais com a chegada do verão. 

Foto: Projeto Caiman

De acordo com o biólogo Iago Ornellas e o estudante de Medicina Veterinária, Lucas Yu, apesar do susto, os moradores tomaram a decisão correta ao entrarem em contato com o projeto. A equipe explicou que o calor foi o principal fator para este encontro inusitado. 

"Eles ligaram pra gente e a gente foi fazer o resgate. Nessa época do ano, é muito comum. Os casos aumentam muito. Porque é quando os jacarés estão mais ativos. Quanto mais calor, mais ativos", disse o estudante. 

Ainda segundo o projeto, que além de centro de pesquisa é focado na preservação de jacarés, o motivo para o animal estar em uma área urbana, se deve ao fato de que o local já fez parte do próprio habitat do réptil. 

"Sobre o jacaré no parque, é que a gente está roubando parte do habitat dele. Ele está com cada vez menos áreas próprias para morar e para se reproduzir, principalmente. Nessa época de proximidade com o verão é quando eles se reproduzem. Então, com cada vez menos espaço, eles invadem o nosso, que antes era deles. Às vezes por estar procurando uma área mais agradável, procurando mais alimento, eles acabam passando por áreas mais urbanizadas e acontecem estes resgates", relatou Lucas, que é estagiário no projeto.  

O jacaré foi resgatado e encaminhado ao centro de pesquisa, onde foi coletado o sangue do animal e feita a biometria. Em seguida, o réptil foi solto na lagoa da Vale. 

Orientações

Ao se deparar com o animal, entre em contato com a Polícia Militar Ambiental ou com o Projeto Caiman, por meio dos números:  (27) 99818 3188 / (27) 99950 7097

Projeto Caiman
Projeto Caiman


Pontos moeda