Geral

Programa CNH Social pode ter inscrições a partir de janeiro

O Detran-ES ainda espera um retorno do governo para saber quantas vagas poderá disponibilizar

O programa CNH Social deve voltar a ajudar pessoas de baixa renda a terem a tão sonhada habilitação. De acordo com o diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), José Eduardo de Souza Oliveira, a expectativa é de que já no início de 2018, as inscrições sejam abertas.

“O projeto já está com o governador [Paulo Hartung] em fase de análise. A expectativa é que seja aprovado para que as inscrições sejam lançadas. Provavelmente no início do ano que vem as inscrições terão início”, explicou Oliveira.

Ainda não foi definido o número de vagas. Segundo o diretor de Habilitação e Veículos, para isso é necessário saber quanto o governo poderá investir no programa. “O número de vagas depende do quanto o governo poderá disponibilizar. O governo ainda está estudando quanto poderá repassar. Assim que tivermos isso será possível fazer uma estimativa das vagas”, disse.

O público alvo continua sendo pessoas de baixa renda e que fazem parte de programas sociais, como egressos do sistema prisional, estudantes da rede pública de ensino com bom desempenho escolar, trabalhadores desempregados há pelo menos dois anos, participantes do Bolsa Família, pessoas empregadas que recebam até dois salários mínimos e pequenos agricultores rurais que recebem receita bruta familiar de até dois salários mínimos, assim como aconteceu nos anos anteriores.

“A intenção do programa de dar continuidade é justamente proporcionar a pessoas de baixa renda e desempregadas a oportunidade de com a CNH iniciar um negócio próprio e oportunidade no mercado de trabalho. O foco são pessoas de baixa renda, desempregados, participando de programas sociais, para que sejam inseridas dentro da sociedade e mercado de trabalho”, afirmou Oliveira. 

Pontos moeda