Geral

Nossa Bolsa anuncia 1,7 mil bolsas para faculdades particulares em 2020

A Fapes informa que o período de inscrição será apenas no final de janeiro, após o Sisu e concomitante à seleção do ProUni

Foto: Reprodução/Pexels

O sonho de cursar uma faculdade com bolsa pode se tornar realidade para muitos capixabas. Os alunos que já concluíram o Ensino Médio podem ingressar em um curso superior por meio das 1.700 bolsas a serem abertas pelo Programa Nossa Bolsa para 2020. A missão é atender a quem mais precisa. Por isso, as vagas estão voltadas à população de baixa renda e são ofertadas em 39 instituições de Ensino Superior privadas espalhadas por 17 municípios em todas as regiões do Estado.

Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do processo seletivo, que estará com inscrições abertas entre 29 de janeiro e 03 de fevereiro do próximo ano pelo site.

Nessa terça-feira (17), o governador Renato Casagrande reassumiu o compromisso de continuar investindo na qualidade do ensino no Estado para atender principalmente a quem mais precisa.

“Educação é prioridade na nossa gestão e também é o caminho no qual temos apostado para impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo. Por isso, estamos investindo em todos os níveis, desde o Ensino Básico, passando pela qualificação profissional, até o Ensino Superior com o Nossa Bolsa. São várias ações que fazem parte da nossa busca determinada pela melhoria da educação com o objetivo de gerar mais oportunidades para a população capixaba”, declarou o governador Renato Casagrande.

Para participar, os candidatos devem utilizar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e informá-lo na hora do cadastro. O edital de seleção foi publicado nesta quarta-feira (18) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Segundo o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, já passaram pelo programa mais de 17 mil bolsistas, o que mostra a sua importância. “Por meio do Programa Nossa Bolsa, o Governo do Estado oferta uma série de cursos em diversas áreas do conhecimento, desde as engenharias até a área de saúde, passando por graduações como Administração, Direito e Arquitetura. Estamos disponibilizando bolsas para vários cursos em municípios da Grande Vitória e de todas regiões, o que facilita a vida das pessoas que moram no interior do Estado”, afirmou.

Lista de espera

A principal novidade para 2020 será a inclusão de uma terceira fase de matrícula, além da convocação dos candidatos aprovados nas etapas regulares. Haverá a lista de espera para as vagas que não forem preenchidas mesmo após as duas chamadas iniciais previstas.

Porém, é necessário que o candidato manifeste interesse, novamente, na vaga por meio do site do Nossa Bolsa; caso contrário, o interessado não participará da lista de espera, mesmo que sua pontuação seja superior aos convocados nessa fase.

Além disso, também houve mudança no período de inscrição para ser posterior à realização do cadastro do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – marcada para o período entre 21 e 24 de janeiro – e concomitante à seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni), ainda sem data definida.

Programa Nossa Bolsa

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação presenciais e a distância, ofertados por instituições privadas, aos aprovados em seu processo seletivo anual, desde que seja comprovado que não tenham condições de custear seus estudos.

Se o grupo familiar do candidato possui renda per capita de até um salário mínimo, ele poderá concorrer a bolsas integrais que cobrem 100% da mensalidade; se a renda per capita for de até três salários mínimos, o aluno poderá concorrer a bolsas parciais de 50%.

O Nossa Bolsa é dirigido aos estudantes egressos do Ensino Médio da rede pública ou da rede particular que estiverem na condição de bolsistas integrais.

Pontos moeda