Geral

Praça do Povo: menino de 5 anos que tem os pés e mãos virados recebe ajuda dos telespectadores

O menino só consegue se locomover por cadeiras de rodas ou se arrastando, pois não consegue andar e sentar

Foto: Reprodução/TV Vitória

A história contada pela Praça do Povo desta semana foi a do menino Davi Lucas, de 5 anos. De acordo com a Jéssica, mãe da criança, a gestação foi normal, e o menino nasceu sem nenhum problema. Contudo, a partir dos 7 meses de idade, os pés e as mãos de Davi começaram a virar ao contrário.

O menino só consegue se locomover por cadeiras de rodas ou se arrastando, pois não consegue andar e sentar. De acordo com a mãe, até hoje ele não teve um diagnóstico de qual problema possui, pois para isso é necessário um exame de ressonância magnética por sedação. Ele já foi solicitado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda não foi autorizado.

Segundo o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), local onde o Davi faz tratamento, o exame ainda não foi feito por conta de problemas técnicos e explicou que a demanda deve ser redirecionada pelo gestor estadual para outro prestador da rede SUS.

A mãe revelou que há dois anos também foi feito o pedido de órtese (instrumento que auxilia os membros) ao Centro de Reabilitação Física do Espirito Santo (Crefes). Porém, a previsão de chegada do mecanismo é para o meio de 2020 e quanto mais demora, os movimentos vão ficando piores.

A direção do Crefes informou, por meio de nota, que o paciente tem pedido de uma órtese cruropodálica bilateral e que foi realizado o processo de licitação para confecção e aquisição do aparelho. O procedimento, porém, não pôde ser efetivado, uma vez que as empresas interessadas estavam inabilitadas e, por isso, foram desclassificadas. Esclareceu ainda que um outro processo de licitação já está em andamento, e que o novo chamamento vai acontecer no início do próximo mês, já que as empresas entram em férias coletivas.

Ajuda dos telespectadores

A rede de farmácias Cibien de Jardim Tropical, na Serra, doou um ano de fraldas grátis para o Davi Lucas. Essa doação pode representar uma economia de R$ 2 mil para família do menino.

O ortesista e protesista Jocleiton Oliveira se colocou à disposição para produzir as órteses dos pés do Davi e o Atacado Preço Baixo presenteou o menino com um totó e um ventilador de chão.

Com informações da repórter Talita Carvalho, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda