Geral

Após dois anos em obras, Terminal de Itaparica deve ficar pronto em 30 dias, afirma DER

Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal diariamente

Foto: Divulgação / DER-ES

Usuários do transporte público da Grande Vitória já estão há dois anos sem o Terminal de Itaparica, em Vila Velha. O local foi interditado, pois, de acordo com o governo do Estado, apresentava riscos aos frequentadores do local.

De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão responsável pela obra, o prazo para que o terminal seja entregue é até o fim de 2020, ou seja, cerca de 30 dias de obras até que a população tenha o terminal finalizado.

Com a interdição, 30 linhas que operavam no Terminal de Itaparica foram transferidas, sendo cinco para o Terminal do Ibes e 25 para o de Vila Velha, que ficou sobrecarregado. Segundo a Ceturb, cerca de 45 mil passageiros passavam pelo terminal todos os dias. 

De acordo com o departamento, as obras de reconstrução do Terminal Itaparica, que a priori seria entregue em outubro, tiveram um atraso em função da pandemia da covid-19. Por conta da dificuldade operacional, devido ao novo coronavírus, o prazo foi estendido até 31 de dezembro de 2020. 

Segundo o DER-ES, a preparação da área reconstruída, demolição de estruturas antigas e reforço dos pilares já estão concluídas. Em agosto, o governador Renato Casagrande (PSB), havia visitado as obras e se manifestou com otimismo nas redes sociais. Na ocasião, ele também prometeu que uma parte do terminal, desativada desde 2017, estaria pronta para operar no complexo do terminal de Itaparica.


Pontos moeda