Geral

Cinco municípios do ES estão com risco moderado de deslizamento de terra

Os municípios de Alfredo Chaves, Piúma, Afonso Claudio, Laranja da Terra e Serra estão com alerta devido as chuvas que atingem o Espírito Santo

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Thaiz Blunck | Folha Vitória

Cinco cidades do Espirito Santo estão em alerta para o risco moderado de deslizamento de terra. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, os moradores de Alfredo Chaves, Piúma, Afonso Claudio, Laranja da Terra e Serra devem ficar atentos. 

Além disso, também há alerta de risco moderado de alagamentos para Alfredo Chaves e Piúma. Os dois municípios registraram o maior volume de chuva nas últimas 24 horas. 

Segundo a Defesa Civil Estadual, choveu, em 24 horas, aproximadamente 128.8 milímetros em Alfredo Chaves e 70 milímetros em Piúma.   

Por conta das chuvas, dez pessoas de duas residências ficaram desalojadas em Alfredo Chaves. Também há registros de desalojados em Mimoso do Sul. Quatro pessoas, de duas famílias, precisaram sair de casa.

Além de Alfredo Chaves e Piúma, Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim, Laranja da Terra, Atílio Vivácqua, Colatina e Afonso Cláudio também registraram volume de chuva superior a 50 milímetros. 

Na Grande Vitória, o município com o maior volume de chuva é a Serra. Ao todo foram registrados acumulado de 49.8 milímetros. 

Veja os municípios do ES onde mais choveu nas últimas 24h:

Alfredo Chaves - 128.8mm
Piúma - 70.0mm
Santa Teresa - 69.0mm
Cachoeiro de Itapemirim - 62.1mm
Laranja da Terra - 57.8mm
Atílio Vivácqua - 56.0mm
Colatina - 52.7mm
Afonso Cláudio - 51.3mm
Serra - 49.8mm
Mimoso do Sul - 47.4mm
São Domingos do Norte - 46.1mm
Vargem Alta - 44.6mm
Santa Maria de Jetibá - 44.5mm
Pancas - 44.1mm
Barra de São Francisco - 42.6mm
Itaguaçu - 37.4mm
Conceição do Castelo - 37.2mm
Itapemirim - 35.3mm
Muqui - 34.4mm
Anchieta - 34.2mm
Itarana - 32.6mm

Chuva provoca estragos em municípios do ES

As chuvas que atingem o Espírito Santo ao longo desta semana tem provocado estragos. Nesta terça-feira (30), uma casa de repouso ficou alagada em Mimoso do Sul. Duas famílias ficaram desalojadas, uma no bairro Funil e a outra no bairro Serra. 

Também na terça, houve registro de inundações no bairro Niterói, em Piúma. Diversos foram os pontos de alagamentos registrados em Cachoeiro de Itapemirim

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Chuva provoca correnteza em avenida de Cachoeiro de Itapemirim

Ruas também ficaram alagadas em Alfredo Chaves. Dez pessoas de duas residências estão desalojadas. Em Santa Leopoldina, foram registradas quedas de árvores.

Em Vargem Alta, os córregos transbordaram e ruas e casas ficaram alagadas em Jaciguá, Santo Antônio, Pedra Branca e Boa Esperança. Quatro residências foram atingidas, mas não há registros de desabrigados ou desalojados. A cabeceira de uma ponte cedeu, o que dificultou o acesso a comunidade de Santo Antônio.

Parte do bairro São Pedro, em Muqui, ficou sem energia elétrica. A concessionária foi acionada para fazer os reparos e restaurar o fornecimento de energia. 

Em Colatina, parte de um imóvel ficou destelhado devido aos fortes ventos que atingiram o município nesta terça-feira. Não houve registro de feridos. Nesta quarta-feira (01), o muro de contenção de um imóvel que está em reforma cedeu no bairro São Vicente. 

A chuva também destruiu, nesta quarta, a pavimentação de ruas e o muro de uma residência no município de Vila Valério. Ninguém ficou ferido.

No último domingo (28), houve registro de chuva de granizo e ventania no distrito de Santa Luzia, em Mantenópolis. A Defesa Civil informou que árvores caíram na rodovia ES-320 e dezenas de casas ficaram destelhadas. 

Previsão é de chuva até esta quinta-feira

De acordo com o Incaper, esta quinta-feira (02), será de sol entre nuvens e chuva, em alguns momentos do dia, em todo o Estado. No litoral sul e na Grande Vitória, a chuva pode ocorrer de forma fraca. A temperatura segue amena em todas as regiões.

LEIA TAMBÉM: Institutos emitem alerta de chuvas intensas, raios e ventania para o ES

Para sexta-feira (03), previsão é de sol entre nuvens e chuva, em alguns momentos do dia, no extremo norte do Espírito Santo. Na região Serrana (exceto na região das "Três Santas") e no Caparaó, o sol aparece entre nuvens e chuva à tarde. Predomínio de sol e não há expectativa de chuva nas demais áreas do Estado.

Pontos moeda