Geral

Evento de inovação do Sebrae terá atrações tecnológicas e espaços interativos em Vitória

ESX - Espírito Santo é considerado o maior evento de inovação do Estado e acontece entre está quinta-feira e o próximo domingo

Foto: Divulgação

Os amantes da tecnologia e aqueles que querem conhecer as inovações e projeções para o futuro têm um encontro marcado na capital capixaba. O ESX - Espírito Santo, considerado o maior evento de inovação do Estado, começa nesta quinta-feira (02) e vai até o próximo domingo (05), na Praça do Papa, em Vitória. 

O encontro, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), vai contar com espaços interativos que promovem a experiência do visitante. A entrada para o evento é gratuita. No entanto, é preciso fazer inscrição para participar dos painéis.

Diversos espaços com atividades simultâneas ocorrerão no evento. Com jogos interativos, atividades de robótica e programação, oficinas, entre outras ações na Arena Robótica e Arena Games, os visitantes poderão criar novas experiências com o universo da inovação.

Além disso, terão a oportunidade de se capacitar sobre o assunto em aproximadamente 30 painéis, com mais de 70 especialidades da área nos espaços Start, Rocket, Novos Mercados e Arena de Inovação e Conhecimento.

A expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas. Além das atividades focadas em inovação, no evento haverá uma praça de alimentação com food trucks capixabas e música ao vivo durante todos os dias.

Evento terá atrações para todas as idades

Foto: Divulgação

Um dos espaços é a Arena Talentos do Futuro. Nela, crianças - a partir dos 7 anos de idade - e adultos poderão estabelecer uma conexão com o universo da programação e da robótica por meio de oficinas, criação de games e aprendizado de linguagens próprias do mundo virtual.

Em outro espaço, a Arena Gamer, o visitante vai poder testar jogos desenvolvidos por empresas capixabas, para desktop e mobile, em uma ilha preparada para os gamers, que vão viver a experiência com a interação junto ao público. Entre os jogos está o Wardogs, desenvolvido pela Mito Games, em parceria com uma marca de roupas nacional.

“O Wardogs está fazendo bastante sucesso nos consoles e figurou entre os top 5 jogos indies mais vendidos do Playstation por algumas semanas e continua entre os Top20, pelo menos. A ideia de estar no ESX é que o usuário possa conhecer o jogo, jogar um pouco, e claro, conhecer também outros produtos legais da Mito Games”, destaca o empresário Rafael Lontra.

Além disso, quem passar pela ESX vai ter contato com diversos exemplos de inovação, podendo se conectar com esses espaços e conhecer o que o ambiente de inovação vem desenvolvendo no Espírito Santo.

“Este evento confirma o compromisso do Sebrae/ES com o fortalecimento do ecossistema de inovação capixaba. Nosso objetivo principal é aproximar a inovação do dia-a-dia dos capixabas, tornando-a acessível para empresas, academia e sociedade em geral. Queremos estabelecer esse contato e promover uma experiência memorável por meio de conteúdos relevantes durante os quatro dias de evento”, destaca o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.

Painéis contarão com especialistas

Já estão confirmados nomes como Allan Costa, co-fundador da plataforma AAA; André Siqueira, co-fundador da RD Station; e Martha Gabriel, escritora e consultora nas áreas de inovação e transformação digital.

Quem também busca por soluções inovadoras, terá acesso ao espaço Sebrae/ ES, que contará com uma área interativa. Além de atendimento e orientações de consultores, o visitante vai poder se divertir e aprender com jogos educativos sobre empreendedorismo e inovação.

“Através do ESX queremos fomentar e promover a inovação nos seus mais diversos aspectos, mostrando que o tema já faz parte do nosso dia a dia. Teremos, inclusive, um espaço para que crianças e adolescentes tenham o primeiro contato com a robótica e a programação, além de painéis temáticos para quem está buscando entender mais sobre o assunto. Além disso, o evento será palco para que empresas, academia e governo demonstrem para a sociedade capixaba o que tem sido feito em termos de Inovação no Estado do ES, explica o Gerente do Sebrae/ES, Luiz Felipe Sardinha.

Veja as arenas presentes no evento

Foto: Divulgação

Arena Robótica

Aquela imagem tradicional do robô e a ideia de que apenas grandes empresas podem se beneficiar deles vão ser desconstruídas nesta arena. Afinal, muitas das nossas tarefas cotidianas, como limpar a casa, podem ser auxiliadas por robôs, através da automação e de novas tecnologias e dispositivos.

O objetivo desse espaço é apresentar ao público as diversas possibilidades dentro da robótica. Também serão apresentadas soluções inovadoras desenvolvidas no Espírito Santo.

Espaço maker

Nesse espaço, a criatividade será o destaque. Os visitantes terão a oportunidade de colocar a mão na massa e, por meio de oficinas, produzir o seu próprio robô ou startup e criar processos de modelagem.

HackaMusic

Você sabia que a música e a inovação podem estar relacionadas? No Espaço Hack Music, essa experiência vai ser estimulada com muita criatividade. Músicos, compositores e outros profissionais da música capixaba vão se reunir para criar, compor e receber mentorias durante os quatro dias do evento. O resultado desse trabalho, que tem como foco o desenvolvimento e a divulgação de produtos culturais, serão músicas apresentadas durante um show, no último dia do evento.

Pontos moeda