Geral

As crianças estão em casa? Veja opções para curtir nessas férias na GV!

Parques, sítios, museus e diversas alternativas são opções para realizar passeios em família no final do semana sem sair dos municípios da Grande Vitória

Julho é um mês muito esperado por muitas pessoas, especialmente pelos estudantes que, normalmente, têm um período de recesso das aulas neste período. Mesmo sendo poucos dias, as tão esperadas férias de julho são momentos de relaxar, se entreter e descansar um pouco. Afinal, a metade do ano já passou.

O período que as crianças estão em casa e os pais permanecem trabalhando pode causar um certo desconforto naqueles que não gostam de ficar em casa. Na contra mão da tecnologia, muitas crianças até deixam de lado os smartphones e videogames para se aventurar em brincadeiras mais simples, como a pipa, por exemplo.

Nos finais de semana ou nas tardes dos dias úteis, é possível aproveitar algumas opções de passeio e programações sem sair da Grande Vitória. São exposições, sítios, passeios em contato com a natureza e muito mais. Confira as dicas selecionadas pelo jornal online Folha Vitória para você curtir as férias de julho!

Museu da Vale

Além das belezas próprias do local, acontece, até o dia 24 de setembro, a exposição ‘Jardins Móveis’ de Felipe Barbisa e Rosana Ricalde. A ideia é propor uma reflexão sobre a ideia de Parque Urbano como espaço de relaxamento e consumo. São 20 esculturas em formato de bichos feitas com objetos infláveis. A entrada é gratuita e o horário de terça a sexta-feira é de 8 às 17 horas, e de 11 às 20 horas nos sábados e domingos.

Férias no Centro Cultural - Cariacica

Confira a programação que acontece no Centro Cultural Frei Civitella, na Avenida Expedito Garcia. A entrada é gratuita.

10/07 - segunda-feira
15h - "Festivalzinho": seleção de curtas e animações voltados para o público infanto-juvenil.
16h30 - Exibição do filme “Uma Viagem Extraordinária”
19h - Exibição do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”

12/07 - quarta-feira
15h - "Festivalzinho": seleção de curtas e animações voltados para o público infanto-juvenil.
16h30 - Exibição do filme "As Melhores Coisas do Mundo"
19h - Exibição do filme “Lua em Sargitário”

Serra

Quem quer curtir as férias, aproveitando a gastronomia oferecidas pela Serra ou fazendo trilhas, se refrescando nas piscinas naturais ou andando a cavalo, a dica é aproveitar um dos quatro roteiros de circuito de agroturismo do município: Chapada Grande, Guaranhuns, Muribeca e Pitanga. Conheça cada um:

Circuito Guaranhuns:

Sítio Recanto Morro do Céu: Propriedade típica rural com produção e venda de queijos, cultivo de bromélias, carro de boi e hospedagem. O local funciona somente com agendamento prévio, pelos telefones (27) 3327-3790 ou 99947-6725.

Sítio Recanto do Mestre Álvaro: Local com área de lazer e restaurante rural com comida caseira servida no fogão a lenha, piscina natural, passeio a cavalo, charrete, banho de bica e trilhas. O funcionamento é de sexta a domingo e em feriados nacionais, das 10 às 17 horas. O contato é (27) 3074-7445 ou 99839-5484

Fazendinha do Mini Cowboy: Propriedade com área para lazer e fazendinha de mini animais, como pôneis, bois, caprinos, coelhos, além de pássaros exóticos. O local funciona mediante agendamento e contratação para exposição em escolas, festas e eventos. O contato é (27) 3328-8639 ou 99957-9762.

Circuito Pitanga

Sítio Ouro Velho: região bucólica, local aconchegante, com área de lazer para crianças, redário e restaurante com comida caseira, servida no fogão a lenha. O funcionamento é de sexta-feira a domingo e em feriados nacionais, das 10 às 17 horas. Contatos pelo telefone (27) 3101-1476 ou 98155-6208

Circuito Muribeca

Sítio Catavento: aluguel do sítio para grupos fechados, com lazer, área de eventos, piscinas, churrasqueiras, quadra gramada e fácil acesso. O local funciona somente com agendamento prévio pelos contatos (27) 99983-2498 ou 99943-0215.

Rancho Alegre: aluguel do rancho para grupos fechados, com piscina, bica de água da nascente, trilhas ecológicas na mata, pescarias, campo de futebol e hospedagem rural. O local funciona somente com agendamento prévio pelos contatos (27) 3251-5331, 98115-5394 ou 99989-5710.

Sítio Vida Nova: atendimento a grupos fechados para retiros e eventos. O local funciona somente com agendamento prévio pelos contatos (27) 3011-3611 ou 99767-1097.

Circuito Chapada Grande

Recanto Mariá Flora: sítio com cultivo de plantas ornamentais para venda e aluguel. dispõe de espaço para realização de eventos e lazer, com churrasqueira e piscina. O local funciona somente com agendamento prévio pelos contatos (27) 98114-5642 ou 98144-0265

Sítio Éden: restaurante rural com comida caseira, pesque-pague, área de lazer com campo para futebol e piscina. O local funciona todos os dias, das 7 às 17 horas. A hospedagem é somente com reserva antecipada pelo telefone (27) 99897-7866.

Sítio Canto de Yayá: aluguel do sítio para grupos fechados, com opções de lazer rural, hospedagem e área para eventos. possui área de camping, campo de futebol, quadra de vôlei, piscina, churrasqueira, sauna e represa. O local funciona somente com agendamento prévio pelos contatos (27) 3325-7240, 98146-5266 ou 99800-5266.

Vitória

Os parques de Vitória são opção de lazer para crianças e adultos. O mais antigo deles é o centenário Parque Moscoso, no Centro, e o mais novo é a Chácara Paraíso, no Barro Vermelho. Os Parques Gruta da Onça, Horto de Maruípe, Pedra da Cebola, Fonte Grande, entre outros, oferecem trilhas, mirantes, espaço para esporte e lazer onde moradores e turistas podem passar momentos agradáveis sozinho, com amigos ou em família. Confira os horários de funcionamento aqui.

Vitória também oferece as opções históricas do Projeto Visitar. A visita interna aos locais é gratuita e guiada por monitores. É também uma boa opção para turistas e moradores conhecerem um pouco da história da capital, visitando os monumentos do Centro Histórico. Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário e de São Gonçalo, o Convento São Francisco, a Catedral Metropolitana de Vitória e o Theatro Carlos Gomes.

Os moradores da Ilha das Caieiras retratados pelo olhar de estudantes de uma escola municipal da região. Esta é a premissa da exposição “Memórias, Fatos e Fotos”, trabalho coletivo organizado pela professora Paula Almeida, e que está em cartaz no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" (Museu do Pescador), até o dia 21 de julho.

Pontos moeda