Geral

Começa entrega de 164 mil kits gratuitos para a TV digital na Grande Vitória

Têm direito ao recebimento do kit as famílias residentes nos sete municípios da Região Metropolitana de Vitória que sejam inscritas em pelo menos um dos programas sociais do Governo Federal

No dia 25 de outubro de 2017, o sinal analógico de televisão será desligado nas sete cidades da Grande Vitória. Já a partir desta segunda-feira (24), as famílias, residentes em Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória e inscritas em programas sociais do Governo Federal, podem fazer agendamento para retirada de um dos cerca de 164 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto, para se adequar ao sinal digital.

Para obter o kit, a população, munida do Número de Identificação Social (NIS), deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 e fazer o agendamento. "Os kits são entregues em local, dia e horário que as famílias escolhem quando fazem o agendamento pelo site ou pelo telefone", explica Maísa Porto, gerente regional da Seja Digital, instituição responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. 

"São mais de 20 programas do Governo Federal e a melhor maneira de conferir se você faz parte de um dos programas sociais é acessando o site da Seja Digital, ou ligando para o 147, que atende 24 horas", ressalta Antônio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.

"Durante o processo de recebimento do kit, a população também recebe todas as instruções necessárias para realizar a instalação, que é muito simples e qualquer pessoa pode fazer. Praticamente todos os domicílios da Grande Vitória têm televisão em casa e o nosso trabalho é garantir que essas famílias continuem com acesso à televisão depois do desligamento. A maior parte da população já é digital, mas ainda existe uma parcela significativa que precisa se digitalizar", diz o presidente da Seja Digital.

Economia

Segundo Martelleto, as famílias que têm direito aos kits gratuitos terão uma economia de R$ 150,00 a R$ 200,00 com a entrega. "Esses valores são referentes ao kit completo com antena digital, conversor e controle remoto, para você pegar uma televisão antiga e adaptar ela para receber o sinal digital", comenta Antônio Carlos.

TV e internet

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. "Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados", afirma Martelletto.



Pontos moeda