Geral

Da crise à solução: saiba como foi reformulado o Prêmio Ecologia 2017

Se você ainda não se inscreveu, corra que ainda dá tempo. Confira o regulamento disponível na internet

O Espírito Santo ainda se recupera da pior seca já registrada nos últimos 40 anos. Do campo à cidade, todos os capixabas sofreram os efeitos da estiagem. Produtores de café amargaram prejuízos milionários, assim como outros agricultores. Pecuaristas perderam animais, quando os rios e lagos secaram.

Houve racionamento na maioria dos municípios. Até a capital do Estado ficou sem água.

Mas em meio à crise hídrica, surgiram soluções. Iniciativas da comunidade, das famílias que precisavam economizar água. Empresas estimularam funcionários a sugerir mudanças. Prefeituras investiram em alternativas à escassez. Universidades e escolas pouparam água, mas não esforços em pesquisar saídas.

E são essas iniciativas que o Prêmio Ecologia 2017 quer reconhecer.

Reformulação do Prêmio

Você percebeu que, este ano, o número de categorias é menor, não é? E que as sub-categorias também mudaram? Pois saiba que foi proposital!

Um grupo de organizadores, participantes das edições passadas, professores e apoiadores, se reuniu antes de formatar o novo edital.

Todos tiveram voz: disseram o que precisava mudar no processo de seleção, e trouxeram propostas para modernizar o Prêmio. A metodologia adotada foi baseada no Design Thinking, um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.

A oficina foi conduzida pela servidora Nara Caliman, docente da Esesp e integrante da equipe da Subsecretaria de Inovação na Gestão da Seger. Durante as atividades, os participantes foram divididos em grupos e convidados a construir um mapa conceitual do Prêmio, pensando em como ele é atualmente, e quais pontos poderiam ser reformulados.

Na sequência, todos realizaram um brainstorm com ideias e propostas qualificadas. Por fim, cada participante pôde escolher as opções que entendia ser as melhores. Todo o material elaborado serviu de insumo para que a equipe do Iema pudesse redesenhar o Prêmio Ecologia.

Tema

O tema da 17ª edição do Prêmio Ecologia é "Soluções e Inovações Ambientais".

Categorias

Nesta edição as categorias são: pesquisa (subcategorias: graduação e pós-graduação), educacional (subcategorias: fundamental e médio), experiências de sucesso (subcategorias: urbano e rural) e municípios sustentáveis.

Premiação

O primeiro e o segundo colocados de cada categoria serão premiados com um notebook e um tablet, respectivamente.

A premiação da categoria Pesquisa, além dos notebook´s, inclui um prêmio de R$ 6 mil (seis mil reais) para a subcategoria pós-graduação e de R$ 3 mil (três mil reais) para a subcategoria graduação.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio do e-mail [email protected], que também pode ser usado para tirar dúvidas e obter mais informações. As inscrições vão de 03 de julho a 30 de setembro.

Regulamento
Para acessar o regulamento, clique aqui!

Pontos moeda