• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Programa de iniciação científica oferece bolsas para alunos e professores em Vitória

  • COMPARTILHE
Geral

Programa de iniciação científica oferece bolsas para alunos e professores em Vitória

Os alunos da rede municipal de ensino vão relacionar teorias e práticas em pesquisas


A Companhia de Desenvolvimento de Vitória lança nesta segunda-feira (10) edital para selecionar projetos de iniciação científica a serem desenvolvidos por alunos e professores da rede municipal de ensino de Vitória. O projeto é uma iniciativa do Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec).

A seleção acontece por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibicjr) e vai relacionar 10 projetos, cada um deles com a participação de 5 alunos e um professor orientador. Ao todo, serão concedidas, portanto, 50 bolsas para estudantes e 10 para professores das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Cada aluno selecionado receberá, por um período de quatro meses, R$ 110,00 por mês de pesquisa. O valor pago mensalmente aos professores pela CDV será de R$ 1.000,00, também por quatro meses.

“Estamos iniciando a construção do primeiro prédio do Parque Tecnológico de Vitória. É um empreendimento com potencial para mudar a matriz econômica da cidade e região. Para ele pretendemos atrair empresas de base tecnológica, de economia criativa, universidades, centros de pesquisa e empreendedores. E a iniciação científica é o primeiro passo na preparação dos jovens para atuar nesse mercado. Por isso, procuramos a parceria da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Educação, e vamos fomentar projetos científicos entre os seus alunos e professores”, explica o presidente da CDV, José Vicente Pimentel.

Os interessados deverão acessar o edital no site da CDV a partir do dia 10 de julho, no site. As inscrições vão até o dia 26 de julho.