• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Quer se especializar? Inscrições para 300 vagas em cursos gratuitos começam nesta terça-feira

  • COMPARTILHE
Geral

Quer se especializar? Inscrições para 300 vagas em cursos gratuitos começam nesta terça-feira

As inscrições, que podem ser feitas pela internet, seguem até o próximo domingo (16). Os cursos serão oferecidos no município da Serra

Capixabas que estão buscando formas de driblar a crise com o objetivo de empreender e gerar renda podem se inscrever, a partir desta terça-feira (11) até o próximo domingo (16), em uma das 300 vagas de cursos gratuitos no bairro Serra Dourada ll, e mais 300 em Novo Horizonte, no município de Serra.

As qualificações nos dois locais estão sendo ofertadas pelo Governo do Estado, por meio do projeto OportunidadES, realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência deste ano é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Já no bairro de Novo Horizonte, os cursos compõem uma parceria entre o OportunidadES e o Ocupação Social, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). "Os resultados que já conseguimos de jovens que em pouco tempo voltaram para a sala de aula ou para o mercado de trabalho mostram que estamos no caminho certo. Conquistamos este diferencial porque estamos ouvindo dos jovens o que eles querem fazer", salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
Inscrições

As inscrições para concorrer às vagas no bairro Serra Dourada ll podem ser realizadas apenas no site www.oportunidades.es.gov.br. Já para bairro Novo Horizonte, os interessados podem se inscrever no www.oportunidades.es.gov.br e também no www.direitoshumanos.es.gov.br. O prazo de inscrições para as duas regiões termina no dia 16 de julho.

Cursos

A novidade desta vez é o curso de Preparação de massas caseiras, que será ofertado no bairro Novo Horizonte pelo Ocupação Social e pelo Projeto OportunidadES. Além desse curso, a região também vai contar com opções de qualificação para Porteiro, Informática básica, Recepcionista, Confeitaria básica, Preparação de Saladas e Panificação.

O bairro de Serra Dourada ll vai contar com oito cursos, entre eles Maquiador, Inglês básico, Técnicas de vídeo para youtube, Auxiliar de logística e produção, Porteiro, Recepcionista, Almoxarife e Empreendedorismo: criando e planejando negócios.

O total de cursos e vagas podem ser conferidos aqui!

Aulas

Cada curso terá uma turma, com 30 vagas, e carga horária de 40 horas/aula. As aulas serão ofertadas pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Em Serra Dourada ll serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Francisca Peixoto Miguel e em Novo Horizonte ocorrerão em dois locais: na Rede Aica e na Estação Conhecimento.

A matrícula será realizada na primeira aula, sendo indispensável que os selecionados apresentem um documento original com foto (identidade ou carteira de trabalho) e cadastro de pessoa física (CPF), uma cópia de comprovante de residência e a assinatura da ficha de matrícula, que será distribuída no primeiro dia de aula.

Para a confirmação da matrícula é necessário que os classificados compareçam à aula inaugural de cada região.

Resultado

As listas dos classificados e suplentes serão divulgadas no dia 16 de julho, nos mesmos sites de inscrição. O resultado do bairro Serra Dourada ll será disponibilizado apenas no portal do projeto OportunidadES.

Requisitos

São pré-requisitos para concorrer a uma das 300 vagas no bairro Novo Horizonte ter pelo menos 16 anos de idade, residir no município onde o curso será realizado e ter o Ensino Fundamental II Incompleto (podendo ser matriculado o aluno que comprovar saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas).

Após o período das inscrições será iniciado o processo de classificação, utilizando-se critérios e pontuações previamente definidos, resumidos na tabela abaixo. A classificação se dará a partir da maior nota geral (soma dos pontos) em ordem decrescente até completar o número total de vagas por curso e turno.