• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Réplica do Orkut surge na internet, mas é preciso ter cuidado. Entenda!

  • COMPARTILHE
Geral

Réplica do Orkut surge na internet, mas é preciso ter cuidado. Entenda!

O site presente no endereço 'orkut.li' traz nova rede social que copia as principais características da plataforma do Google, mas deixa dúvidas sobre segurança

A primeira rede social de muitos brasileiros – o Orkut – foi encerrada em 2014, depois de uma década de bons serviços prestados à internet. Agora, ela parece estar de volta, sem a chancela oficial do Google: na manhã desta quarta-feira, 12, o site Orkut.li começou a aparecer nas redes sociais, prometendo ser uma réplica idêntica do antigo paraíso dos recadinhos e depoimentos. Mas é melhor ter cuidado.

Ao tentar acessar o site, a reportagem do Estado recebeu o aviso do Google Chrome de que se trata de um endereço perigoso, capaz de fazer phishing com os usuários – isto é, roubar seus dados para depois revendê-los. Por isso, é bom ter cautela ao utilizar o Orkut.li.

Ao conseguir entrar no site, clicar em várias de suas abas – "Sobre", "Privacidade", "Centro de segurança", que imitam o layout do antigo Orkut – resulta em nada. É possível, então, apenas fazer o cadastro no site, fornecendo email, senha e dados pessoais.

Quem entrar no Orkut.li, porém, vai ver uma grande volta ao passado, na qual é possível fazer amigos, enviar recados, ler a sorte do dia e até mesmo criar e acessar comunidades. Todos os usuários precisam ter pelo menos 18 anos de idade – como no antigo cadastro do Orkut.

O site, no entanto, não tem nenhuma relação direta com o Google – procurada pelo Estado, a empresa ainda não respondeu aos pedidos de posicionamento da reportagem até a última atualização desta matéria. O domínio 'orkut.li' foi registrado em 4 de agosto de 2006, por uma pessoa chamada Murillo Faga, com endereço no Jardim Nove de Julho, na zona leste de São Paulo. Outro motivo para desconfiar do site é o fato de que ele usa a marca de forma ilegal – nem o próprio Orkut Buyukkokten, engenheiro turco responsável pela criação da rede social no Google, pode utilizá-lo. Hoje, Buyukkokten é o dono da rede social Hello, que chegou ao Brasil no ano passado.