• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Cachoeiro recebe aulas de música para comunidade de Zumbi

  • COMPARTILHE
Geral

Cachoeiro recebe aulas de música para comunidade de Zumbi

O projeto, que ofereceu 180 vagas gratuitas para a comunidade de Zumbi, está em mais 14 bairros atendidos pelo programa Ocupação Social

A comunidade de Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, está recebendo aulas de música e de graça. São oficinas de canto, de violão e de percussão, ofertadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), dentro do Programa Ocupação Social.

“O país está em crise, falta emprego, a gente sabe. Aqui no Estado, no entanto, as contas estão em dia e ainda estamos investindo. Investindo no que é prioridade e o Ocupação Social é uma resposta. Se não dá para atender todo mundo, então vamos atender quem mais precisa. Queremos focar em três pilares direcionados à juventude: no aumento da escolarização, já que um passo para fora da escola aproxima o jovem do crime e do subemprego; na geração de emprego e renda; e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. A música ajuda muito nesta parte, em relação à disciplina, ao equilíbrio e à perseverança”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, durante a aula inaugural do Fames nas Comunidades, na manhã de quarta (16), na Paróquia Sagrados Corações, da Igreja São José do Operário.

O diretor-presidente da Fames, Paulo Pelissari, enfatizou a satisfação em levar o projeto Fames nas Comunidades a mais um bairro: “Estamos muito felizes pela inauguração de mais um núcleo de oficinas de música. O ensino da música contribui muito para atrair os jovens para as boas práticas e para a felicidade. Nós trazemos para vocês um pouquinho da Fames e os capacitamos para, quem sabe um dia, vocês poderem passar seus conhecimentos para frente ensinando outros jovens”, concluiu.

Um dos jovens matriculados para começar as aulas de música, Amaury Duarte, de 18 anos, falou da satisfação em ter essa oportunidade em seu bairro: “Agradeço essa chance, pois não é todo mundo que acredita nos nossos sonhos. Muito mais que uma aula de música possa transformar vidas. Eu acredito que essa é uma grande oportunidade e estou muito feliz. Obrigado”.

Nesta quinta (17), acontece a aula inaugural em Ulisses Guimarães, Vila Velha, e na próxima sexta-feira (18), em Bom Sucesso, no município de São Mateus.

O evento também contou com a presença de vários moradores de Zumbi, do vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Jonas Nogueira, dos representantes das secretarias municipais de Defesa Social, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social, e de lideranças políticas e da comunidade.

Ocupação Social

O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.