Geral

Empresas de Cruzeiro marítimo realizam estudos de navegabilidade para operar no ES

Os pareceres técnicos são para garantir a segurança da operação

Desde 2015, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vem negociando a volta dos cruzeiros marítimos de rotas nacionais para o Espírito Santo. A intenção é que o Espírito Santo receba uma operação teste na temporada do verão de 2018/2019. 

A Clia Abremar e a MSC Cruzeiros, empresas interessadas na rota, já realizaram visitas técnicas ao estado. A negociação segue com a realização de estudos técnicos que viabilizam a navegabilidade de cruzeiros de grande porte. Os pareceres técnicos são para garantir a segurança da operação. 

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado do Turismo participou do Seminário “Cruzeiros Marítimos: o momento é esse”, realizado pela Clia Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) em Brasília.

O evento discutiu as oportunidades de crescimento do setor de cruzeiros no Brasil. Entre os temas abordados, os desafios da regulamentação no Brasil; a proteção; controle e vigilância das operações; infraestrutura portuária, investimento e competitividade e as novas perspectivas do setor.

“O evento foi muito importante, pois reuniu todas as cadeias necessárias à atividade dos cruzeiros marítimos, desde armadores aos operadores de terminais, autoridades portuárias, alfândega, praticagem e prefeitos de destinos que recebem cruzeiros no Brasil”, relata a subsecretária de Estado do Turismo, Simone Modolo.

Simone destaca ainda que a Setur vem trabalhando para retomar as escalas de navios de cruzeiro no Espírito Santo. “O Estado tem a característica de se localizar na rota entre Rio de Janeiro e Salvador, servindo assim de parada estratégica dos cruzeiros. A intenção é atingir números de anos anteriores em que o Espírito Santo recebia aproximadamente 30 escalas por temporada”, complementa.

Turismo Naútico será discutido durante evento em São Paulo 

Com objetivo de debater melhorias no setor e ampliar o turismo náutico brasileiro, o Grupo Náutica vai promover, nos dias 21 e 22 de setembro,  em São Paulo, o primeiro Congresso Nacional de Investimentos em Turismo Náutico. 

São esperados mais de 50 prefeitos, secretários de turismo, gestores de marinas, investidores, fornecedores e agentes do setor, e abordará temas como a captação e atração de investidores, o desenvolvimento econômico e a geração de renda para as cidades, parcerias público privadas, infraestrutura, impasses burocráticos, atração de turistas e eventos, e impactos ambientais. 

O evento fará parte do São Paulo Boat Show 2017, que acontecerá entre os dias 21 e 26 de setembro, no São Paulo Expo, e pretende reunir toda a cadeia no principal evento náutico da América Latina, gerando um ambiente propício para o relacionamento e troca de experiências, com conteúdo previamente mapeado e formato interativo com mesas redondas entre os participantes, além de apresentações dinâmicas e rápida atualização com as melhores práticas nacionais e internacionais de cidades que estão investindo no setor. 

Pontos moeda