Geral

Erosão no litoral da GV deve piorar no inverno, diz especialista

Em alguns locais, a água do mar está avançando. Em Ponta da Fruta, por exemplo, a faixa de areia está sumindo

A erosão, que culminou na interdição da praia de Meaípe, em Guarapari, também prejudica as praias da Grande Vitória. A Curva da Jurema, por exemplo, já enfrenta o problema há algum tempo. Em Vitória, também há pontos de erosão que preocupam moradores e comerciantes.

Veja a previsão do tempo para a sua região!

O coordenador de monitoramento costeiro de Vitória, Paulo Pinheiro Rodrigues, disse que a tendência é de que a situação piore no inverno. “Essa questão de erosão é muito dinâmica nessa área costeira. Então, principalmente em Vitória, onde há áreas de aterro, o ambiente tende a ocupar o espaço que era dele. É provável que essa situação piore cada vez mais no inverno”.

Em Ponta da Fruta, no município de Vila Velha, a situação não é diferente. Vários sacos foram colocados para evitar o avanço do mar. 

Segundo a engenheira da Defesa Civil de Vila Velha, Mônica Sena Simões, é preciso ter atenção. "A Defesa Civil notificou famílias que moram na região há um tempo para que quando aconteça isso, não fiquem nas casas porque pode acontecer um desabamento". 

Em Meaípe e Anchieta

A destruição na orla de Meaípe, em Guarapari, causada pelas fortes ondas, também preocupa. A Defesa Civil teve que interditar a praia e a avenida principal do balneário, depois que parte do muro de contenção desabou e árvores foram arrancadas com a força do mar. Na tarde da última segunda-feira (14), a prefeitura anunciou obras emergenciais para amenizar os estragos causados pelo avanço do mar. Os trabalhos vão começar daqui a um mês.

No município de Anchieta, o avanço do mar também provocou destruição.As ondas chegaram a 4 metros em todo o litoral capixaba no último domingo (13).  


Pontos moeda