Geral

Exposição abre inscrições para atividades educativas em Vitória

A proposta é colaborar para a criação de um novo olhar sobre o universo da transexualidade

Como parte da programação da exposição "Transpotências", acontece, a partir do próximo sábado (19), uma série de ações socioeducativas com a proposta de discutir cidadania e direitos da população trans, por meio de oficinas, debates e visitas mediadas. 

Os encontros acontecem no Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" (Mucane), localizado na avenida República, 121, no Centro Histórico de Vitória.

Cada oficina terá três horas de duração, divididas entre roda de conversa, debate e visita mediada à exposição. "As oficinas surgem como uma forma de ampliar o debate para um campo mais concreto, através de reflexões sobre políticas públicas, saúde, segurança e educação, relacionando tais eixos à temática trans", afirmou a fotógrafa e idealizadora da mostra, Aidê Malanquini.

Para se inscrever, basta enviar o nome completo e o número de um telefone de contato para o e-mail [email protected] e colocar no campo "assunto": Inscrição - nome da oficina - data.

Diálogos

As oficinas têm o objetivo de produzir diálogos sobre o universo das travestis e mulheres trans, além de abordar temas voltados para políticas públicas importantes nas áreas da educação, saúde e segurança pública.

"Haverá uma busca em produzir diálogos com os trabalhadores dessas políticas em prol da construção de serviços mais acolhedores, que respeitem as identidades de gênero e o nome social e que respondam com melhor qualidade as demandas dessa população", explicou o pesquisador Pablo Rocon.

"Serão trazidos aos encontros conteúdos teóricos que alimentem e fomentem os debates, mas tentando escapar de um clima 'sala de aula'. Espera-se também que as/os participantes possam ser multiplicadores dos diálogos produzidos nas oficinas em seus espaços", finaliza Pablo.

Mostra

A mostra "Transpotências", que conta com curadoria da fotógrafa Luara Monteiro, reúne 39 fotografias que apresentam um olhar cotidiano sobre três mulheres transexuais. 

Programação

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.

Pontos moeda