Geral

Inscrições para mais de 900 vagas em cursos técnicos abertas nesta quarta-feira

Serão quatro cursos ofertados com apoio de polos presenciais presentes em 24 municípios do Espírito Santo

A partir desta quarta-feira (2) os estudantes do Ensino Médio da rede pública Estadual poderão se inscrever para as 947 vagas remanescentes para cursos técnicos na modalidade a distância, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na ação Mediotec. As inscrições também visam formar cadastro de reserva.

Os interessados poderão se inscrever pelo site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). As inscrições começam às 10 horas desta quarta-feira e vão até o dia 15 de agosto. As vagas são para quatro cursos técnicos: Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Os cursos possuem carga horária entre 1.000 e 1.200 horas, com duração de três semestres.

Os cursos serão ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Rede e-Tec Brasil, com polos de apoio presencial localizados em 24 municípios do Estado: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Para concorrer a uma das vagas os estudantes devem estar cursando a 1ª ou a 2ª série do Ensino Médio regular em 2017 nas escolas da rede pública estadual ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Para a seleção será considerada a média anual do último ano letivo cursado pelo candidato, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, sendo observado até duas casas decimais, em número de pontos, sem arredondamentos.

Serão classificados para matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. A relação dos candidatos classificados será divulgada e disponibilizada no site de inscrições e no site da Sedu no dia 16 de agosto, a partir das 16 horas. O edital com todas as informações da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (02).

“Muito importante esse trabalho de formação profissional. A crise socioeconômica que vivenciamos é dura, mas vai passar. O que resolve é atitude. Temos que aproveitar esse momento para nos prepararmos para as oportunidades do pós-crise. Com o curso técnico, os jovens podem ter uma profissão, ser produtivos e ter uma boa remuneração”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade a ampliação da oferta de Educação Profissional e Tecnológica, atendendo às demandas do mundo do trabalho. O objetivo é a expansão da oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e a melhoria da qualidade do Ensino Médio público.

Pontos moeda