Geral

Jovens poderão viajar para outros estados gratuitamente. Veja como!

O projeto ID Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude, foi lançado em Cariacica na última sexta-feira

Jovens que desejam viajar mas não possuem condições de bancar as passagens, terão uma ajudinha para realizar o sonho. A ID Jovem é um projeto da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), lançado na manhã da última sexta-feira (11) em Cariacica, numa parceria com a Prefeitura Municipal. Os direitos não param por aí, mas permitem acesso a espetáculos e eventos culturais ou esportivos e gratuidade na hora de tirar a carteirinha de estudante.

Para ter direito à ID Jovem, basta baixar o aplicativo para smartphones ou acessar o site da Caixa e preencher as informações solicitadas. Tem direito todos os jovens de 15 a 29 anos que comprovarem renda familiar de até 2 salários mínimos e for cadastrado no CadÚnico. Em Cariacica o número de jovens aptos a aderirem supera 18 mil.

O lançamento do projeto em Cariacica foi realizado no auditório da Escola Hunney Everest Piovesan, em Santa Fé, para alunos do ensino médio do período matutino. Este foi o primeiro passo para a popularização do projeto, que será divulgado pelas escolas e nos Cras do município. A aluna do 3º ano do ensino médio, Sara de Souza, 18 anos, ao término da apresentação já estava programando baixar o aplicativo. Ela irá, no mês de outubro, à Governador Valadares e, de posse da ID Jovem, poderá ir gratuitamente.

“Já até liguei pro meu irmão pra contar sobre o projeto. Teremos que fazer essa viagem para Valadares e, como nossa família é cadastrada no CadÚnico, vamos tentar gerar nossa ID jovem”, comentou a aluna.

Durante a cerimônia, alguns alunos mostraram seus talentos com apresentações culturais. Entre elas, Raquel Soares Santos, 17 anos, mostrou todo seu talento musical ao cantar e tocar violão, executando músicas que falavam de amor. Já o grupo de dança espanhola do 2º ano M2, trabalhou a expressão corporal com coreografia aprendida pela internet.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, esteve presente e comentou sobre o projeto. “Isso é oportunidade para o jovem de exercer sua cidadania de forma completa, experimentar novos ambientes e crescer individualmente. Muitos não teriam essa possibilidade, mas com acesso a cultura e até a viagens, o futuro se apresenta com muito mais opções”, analisou.
Pontos moeda