Geral

Programa 'Cuidar Mais' aborda saneamento básico com mais de 300 alunos em Cachoeiro

No mês de maio, visando preparar os educadores para dialogar e incentivar seus alunos no desenvolvimento de trabalhos envolvendo a temática “A importância da água para nossas vidas”, foi realizado um curso de formação continuada

Mais de 300 estudantes da educação infantil de Cachoeiro já participaram, neste mês de agosto, das atividades do programa 'Cuidar Mais', com o uso de música e jogo educativo para sensibilizar e despertar o interesse para o tema “Saneamento, saúde e uso consciente da água”. As atividades, voltadas para crianças de quatro e cinco anos, são desenvolvidas nas escolas pela BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto do município.

O jogo educativo, de tabuleiro, recebeu o nome de “Corrida do Saneamento”. As crianças formam dois times e cada um escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro, que foi impresso em lona com tamanho de três metros de comprimento por dois metros de altura. No jogo, os alunos aprendem, de forma lúdica, sobre reciclagem, descarte correto de água de chuva, uso consciente da água, uso correto do sistema de esgotamento sanitário, descarte correto de lixo, entre outros. No desenrolar do jogo, o artista Vitor Lendários, com violão, executa canções infantis e da música popular brasileira que falam do meio ambiente.

Os gestores e pedagogos das escolas em que o programa já passou, elogiaram muito a iniciativa. “O trabalho é rico, muito significativo e está totalmente atrelado ao que nós trabalhamos em sala de aula em relação ao meio ambiente. De forma lúdica e prazerosa, utilizando de jogo e música, as nossas crianças da educação infantil aprenderam sobre água, reciclagem e resíduos”, afirma a gestora da Escola Municipal de Educação Básica 'Laurindo Sasso', do distrito de Gironda, Cátia Cirlene Pereira Rigão.

Para o gestor escolar Ricardo Rocha Ribeiro, da EMEB Dra. Rita de Cássia Vieira Vereza, as atividades do Programa Cuidar Mais realizadas têm mérito especial por tratar os temas de forma lúdica. “Os alunos aprendem brincando e com músicas infantis, sobre a importância de reutilizar a água, o consumo consciente e não jogar lixo em córregos e rios”, comenta. 

As atividades do programa vão até 30 de setembro e serão encerradas com a Mostra Cultural “Cuidar Mais”, com a presença de familiares dos alunos. Na mostra, as escolas irão apresentar com danças, teatro e declamação de poesias, entre outros, as reflexões desenvolvidas em sala de aula e como as crianças podem contribuir para cuidar mais da água, do ar e do solo, recursos naturais essenciais à nossa sobrevivência.  

Pontos moeda