• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Rede Vitória é homenageada durante abertura da 10ª edição do Jogos na Rede

  • COMPARTILHE
Geral

Rede Vitória é homenageada durante abertura da 10ª edição do Jogos na Rede

A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (1) no Palácio Anchieta, em Vitória

A Rede Vitória, representada pelo diretor-geral, Fernando Machado, foi uma das empresas homenageadas durante a abertura da 10ª edição do Jogos na Rede, que aconteceu na manhã desta terça-feira (1), no Palácio Anchieta. A homenagem foi entregue como forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação ao longo das dez edições do evento.

A proposta é conectar educação, esporte e cultura. Neste ano, mais de 15 mil estudantes vão disputar medalhas nas modalidades futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo e xadrez. Com os Jogos na Rede, os alunos mostram mais do que grandes jogadas na quadra. Melhoram o desempenho nas salas de aula. Em 10 anos, a participação dos estudantes foi ampliada: de 97 escolas e 7 mil estudantes, em 2008, para 262 escolas e mais de 15 mil estudantes, incluindo atletismo e xadrez, em 2017.

Durante a solenidade de abertura, o governador Paulo Hartung ressaltou que as tecnologias mudam e é importante que os jovens tenham acesso a isso, e o maior patrimônio que a família pode deixar é a educação. "Além de ser uma luz no caminho da ignorância, a educação é uma janela de oportunidades. Ao celebrar estes dez anos dos Jogos na Rede, estamos comemorando a educação na vida contemporânea. Esses jogos estão conectados com essa política pedagógica que estamos desenvolvendo no Estado. Agarrem com as duas mãos esta oportunidade de acesso ao conhecimento na prática de atividade esportiva com acesso ao conhecimento", destacou.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, “os Jogos na Rede mobilizam a juventude. É uma ferramenta pedagógica muito importante, que vai além de uma disputa esportiva, promovendo a formação cultural e a identidade dos jovens. Para participar, os estudantes precisam ter compromisso também com a escola, com boas notas e frequência. Além disso, os jogos trabalham a solidariedade e o trabalho em equipe que também são muito importantes para a vida deles”.

Jogos na Rede

O Jogos na Rede é uma ação esportiva e cultural entre os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino. A proposta é ampliar e sistematizar os conhecimentos dos jovens estudantes sobre as diversas linguagens artísticas e esportivas. A ação visa também à formação para a cidadania.

A competição começa no dia 17 de agosto, com a modalidade xadrez. As atividades seguem por mais três meses, com torneios esportivos de várias modalidades e em todas as regionais do Estado.

Podem participar das competições estudantes do Ensino Médio, com até 17 anos completos em 2016 ou que completarão 18 anos após a etapa final; que estejam matriculados nas escolas estaduais do Espírito Santo; que estejam frequentando regularmente as aulas e atendendo ao percentual mínimo de frequência estabelecido no Regimento Escolar; e que estejam matriculados há, no mínimo, quatro meses na unidade escolar até o dia da competição.

O campeonato é dividido em duas etapas: a regional e a final. A regional envolverá as escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) com as modalidades de futsal, handebol e voleibol, em que os campeões em cada modalidade e gênero passarão para a etapa final. Já as modalidades de atletismo, basquetebol e xadrez serão disputadas em polos formados por mais de uma SRE e somente o campeão de cada modalidade e gênero de cada polo passará para a etapa final.

Os resultados de todos os jogos serão divulgados no site da SeduAs premiações para as modalidades individuais serão medalhas para os primeiros, segundos e terceiros lugares. Já para os esportes em equipe, além das condecorações, os dois primeiros colocados também receberão troféus.

A final acontecerá no mês de dezembro, em que participarão os campeões das SREs e dos polos regionais, dos quais sairão os campeões estaduais.