Geral

Sete de Setembro terá evento em Vitória e desfile inédito no Interior

Por meio de decreto, o governador Paulo Hartung criou a Semana da Pátria, que contará com um série de eventos comemorativos em Vitória e em Linhares

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro deste ano será realizado no município de Linhares, Região Norte. É a primeira vez na história do Estado que a comemoração da independência do Brasil será realizada fora da Região Metropolitana. Segundo o Governo do Estado, a decisão tem como objetivo tornar o evento mais acessível aos capixabas nas diferentes regiões do Estado, resgatando os valores cívicos e fortalecendo os valores culturais regionais.

Além de Linhares, eventos comemorativos também serão realizados em Vitória, que fazem parte da Semana Da Pátria, criada por meio de decreto pelo Governador Paulo Hartung.  Os eventos serão planejados e coordenados pela Casa Militar, órgão subordinado ao Poder Executivo Estadual.  De acordo com  secretário da pasta, coronel Daltro Ferrari, a edição deste ano contará com a participação de vários municípios da Região Norte e Noroeste do Estado. 

“As prefeituras de Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Colatina, Marilândia, Jaguaré e São Mateus já estão confirmadas e irão participar do Desfile, onde terão um grupamento especial para manifestação cultural. Também temos participações especiais de outros seguimentos da sociedade, como por exemplo, admiradores de motos Halley Davidson, Pestalozzi de Linhares, Escoteiros e o Clube dos Desbravadores”, citou o secretário.

O coronel Ferrari ressalta que a presença das tradicionais instituições civis e militares estão mantidas. Para o chefe da Casa Militar, levar o desfile para o interior, é uma forma de resgatar o civismo nas pessoas. “Estamos perdendo alguns valores com o passar do tempo. Antes havia apego à pátria e hoje não, e para trazermos isso de volta, a melhor forma é resgatar os símbolos de estado, valorizar a educação, a disciplina e promover o amor ao próximo”, detalha Ferrari.

Jogos da Pátria

Neste ano, uma das novidades serão os Jogos da Pátria. Será realizado no dia 02 de setembro, a partir das 8 horas, na Praia de Camburi, em Vitoria, próximo ao Píer 04.

Os jogos serão disputados pelas equipes do 38º Batalhão de Infantaria, Escola de Aprendizes-Marinheiros, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Justiça. Os militares se enfrentarão nas modalidades de Cabo de Guerra, Pista de Obstáculos e Vôlei.

Pedal da Independência

O 1º Pedal da Independência acontecerá em Linhares, no dia 03 de setembro, às 8 horas. O evento tem como intuito a conscientização da sustentabilidade do meio ambiente e da mobilidade urbana, além de promover a necessidade de uma rua mais segura.

Desfile

Um dos momentos mais aguardados pela população é Desfile Cívico que vai acontecer no bairro Três Barras, na Avenida Genésio Ferrari, a partir das 9h30, no sentido BR-101/Fórum.

Linhares

Linhares foi escolhida para sediar o desfile porque é uma das maiores cidades da região Norte do estado e, principalmente, porque oferece uma excelente infraestrutura que comporta toda a logística e organização do evento. A cidade possui as ruas planas e largas, que contribuem e facilitam a deslocação durante a solenidade.

Serviço: Anote na agenda

- Data: 7 de Setembro

- Local: na Avenida Genésio Ferrari (onde há ciclovia), bairro Três Barras

- Horário: início às 9h30

- Participantes: 1.700 homens das Forças Armadas, sociedades organizadas e escolas

- Cronograma: acendimento pira; hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e dos municípios participantes; exibição de hinos; Revista da Tropa e início do desfile.

- Aberto ao público

- Evento gratuito

Pontos moeda