Geral

Turquia pede à Alemanha que extradite suspeito de ter participado de golpe

O ministro de Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que o país apresentou um pedido formal nesta quarta-feira, solicitando a extradição do fugitivo Adil Oksuz

A Turquia pediu formalmente ao governo da Alemanha para prender e extraditar um suspeito de ter participado da tentativa de golpe contra o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan, no ano passado, após relatos sugerindo que ele foi visto em solo alemão.

O ministro de Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que o país apresentou um pedido formal nesta quarta-feira, solicitando a extradição do fugitivo Adil Oksuz. Oksuz é acusado de ser um dos seguidores do clérigo Fethullah Gulen, que, por sua vez, é acusado de ser o mentor da tentativa de golpe. Gulen, no entanto, nega as acusações.

O pedido ocorre em meio a um estremecimento das relações entre os dois países. A Turquia acusa a Alemanha de providenciar um refúgio seguro para militantes curdos e suspeitos ligados à tentativa de golpe. Segundo Cavusoglu, "se essa pessoa está lá, pedimos que ele seja localizado, levado sob custódia e retorne para a Turquia". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda