Geral

Alemanha evacua cidade para desativar bomba da 2ª Guerra

Mais de 60 mil residentes estão sendo evacuados em uma parte nobre da cidade, na medida em que as autoridades se preparam para retirar a bomba

A polícia da Alemanha está evacuando uma parte da cidade de Frankfurt após as escavações de uma construção ter encontrado uma bomba da Segunda Guerra Mundial que estava enterrada. Esta é a maior evacuação já feita por causa de explosivos desde a guerra.

Mais de 60 mil residentes estão sendo evacuados em uma parte nobre da cidade (em que fica inclusive a sede do Bundesbank), na medida em que as autoridades se preparam para retirar a bomba, processo que deve ser feito amanhã. A bomba foi encontrada em uma construção perto da universidade de Goethe, no início da semana.

O chefe do departamento de incêndio de Frankfurt, Reinhard Ries , disse a jornalistas na sexta-feira que as autoridades acreditam que se trata de uma bomba HC 4000, o tipo que a força aérea britânica havia despejado na região durante a guerra - elas também são conhecidas como bombas "blockbuster".

Diante da enorme quantidade de bombas que foram enviadas para a Alemanha durante a guerra contra o regime nazista de Adolf Hitler, a descoberta de munições ainda não detonadas não é algo fora do normal. Entretanto, o tamanho desta bomba deixou autoridades preocupadas. Caso ela seja ativada, isso poderia destruir um quarteirão inteiro da cidade e danificar uma área muito maior.

"Essa bomba tem mais de 1,4 toneladas de explosivos", disse Ries. "Não são apenas os fragmentos que representam problema, mas toda a pressão que ela libera e que pode derrubar prédios em um raio de 100 metros", acrescentou.

Pontos moeda