Geral

Alerta de crise hídrica é restabelecido no Espírito Santo

A captação de água durante o dia está proibida pela Agência Estadual de Recursos Hídricos

O consumo de água no Espírito Santo retorna ao estado de alerta. Na última semana, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) publicou uma resolução que proíbe a captação de água no período diurno, em todo o Estado, com exceção das áreas onde existam Acordos de Cooperação Comunitários (ACC) vigentes.

De acordo com a publicação, a recomendação da agência é que todos os usuários tenham ações de racionalização do uso de água em caráter sustentável e de forma permanente.

A resolução ainda mantém os lacres nos equipamentos de captação aplicados anteriormente aos usuários flagrados em infrações, sendo que o mesmo só pode ser rompido após ser firmado ou aderido ao ACC junto aos respectivos Comitês da Bacia hidrográfica e, caso possuam protocolo de requerimento de outorga ou de portaria de outorga emitidos pela Agerh.

As restrições de captação de água são válidas para todo o Estado. No entanto, segundo a Agerh, na Grande Vitória, a situação dos rios ainda é boa comparada aos municípios do norte e noroeste do Espírito Santo.

Pontos moeda