Geral

Captura e comercialização de caranguejo no ES estão proibidas a partir deste domingo

Quem for flagrado capturando o animal, vendendo ou consumindo sofrerá penalidades previstas na legislação

A captura e a comercialização do caranguejo-uçá estão proibidos do próximo domingo (01) até o dia 30 de novembro em todo o Espírito Santo. Já entre os dia 1º e 31 de dezembro, a proibição vale só para as fêmeas.

Quem encontrar alguém catando ou vendendo caranguejo durante esse período, pode denunciar para a Polícia Ambiental pelo telefone 3636-0173 ou para o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no 3636-2597.

O defeso compreende a época do crescimento do caranguejo, quando ele passa por um processo de muda, formando uma nova carapaça, o que o torna uma presa fácil de ser capturada.

Atividades

Para orientar consumidores, donos de restaurantes e vendedores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) irá realizar diversas atividades educativas com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do ecossistema manguezal e a necessidade de preservar o caranguejo.

Os agentes ambientais das gerências de Fiscalização e Monitoramento realização fiscalizações por terra e água para evitar que o caranguejo-uçá seja capturado, assim como nos pontos já conhecidos de venda. Também haverá abordagens em quiosques da orla, bares e restaurantes.

Mangue

Os caranguejos capturados serão devolvidos ao mangue, seu habitat natural, e a pessoa que for flagrada vendendo ou consumindo a espécie sofrerá as penalidades. Além do Espírito Santo, o defeso também acontece no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Pontos moeda