Geral

Começa o Dia D do Detran! Documentos, atendimentos e atividades culturais gratuitos no Parque da Cidade

O 2º Dia D do Detran, que oferece uma série de serviços gratuitos para a população capixaba, já começou no Parque da Cidade, na Serra

Os proprietários de veículos e condutores que precisam resolver pendências com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) terão a oportunidade de encontrar diversos serviços juntos em um mutirão de ações voltadas principalmente para a área de trânsito. O evento faz parte da programação do órgão para a “Semana Nacional de Trânsito”, de 18 a 25 de setembro, que tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Das 9h às 14h, o cidadão que for até o local terá a oportunidade de solicitar serviços relacionados à habilitação e a veículos, orientação jurídica para recursos de multas e indicação de condutor e participar de ações de educação para um trânsito mais seguro.

O objetivo da ação é facilitar o acesso a serviços do órgão e oferecer um dia de atendimentos e, ainda, atividades culturais, de saúde, lazer e educação de trânsito.

Além dos serviços do Detran|ES, os participantes poderão ter orientações básicas sobre mecânica, fazer revisão de motocicleta, ajuste e lubrificação de bicicletas. Ainda serão disponibilizados serviços como aferição de pressão e glicemia, corte de cabelo, emissão de boletim de acidente de trânsito e orientações sobre seguro DPVAT. O público também poderá participar de ações educativas e de uma simulação de resgate de vítima presa às ferragens de um veículo.

É importante que o cidadão que for participar leve seus documentos pessoais, que podem ser solicitados em alguns atendimentos, tais como carteira de identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento do veículo e comprovante de residência atualizado. Alguns serviços serão limitados e serão oferecidos de acordo com a ordem de chegada dos usuários.

Serviços

- Habilitação (orientação para primeira habilitação e renovação; informação sobre exame toxicológico; atualização de endereço; solicitação de 2ª via de CNH, CNH Definitiva e Permissão Internacional para Dirigir);

- Veículos (comunicado de venda; atualização de endereço no mesmo município; emissão de boletos; abertura de processo);

- Orientação jurídica;

- Informação sobre indicação de condutor, recurso de multa, pontuação e penalidades administrativas; consulta de auto de infração; entrega de CNH para cumprimento de penalidade;

- Orientações sobre seguro DPVAT;

- Orientações básicas da mecânica de um carro;

- Revisão gratuita de 21 itens de moto;

- Ajuste e lubrificação de bicicletas;

- Atividades de educação para o trânsito;

- Apresentações culturais;

- Confecção de boletins de acidentes de trânsito e de perda/furto de documentos;

- Corte de cabelo;

- Simulação de resgate de vítimas de acidente de trânsito;

- Simulação de cálculo de seguros;

- Verificação de pressão arterial e de glicemia;

- Brincadeiras para crianças. 

Programação: II Dia D do Detran|ES

Data: Sábado, 23/09

Horário: 9h às 14h

Local: Parque da Cidade, Serra. (Esquina Rodovia Note Sul com Rua Anchieta, Valparaíso).

Obs.: Trazer seus documentos pessoais, do veículo e comprovante de residência.

Pontos moeda