Geral

Desfile cívico de 7 de setembro será realizado pela primeira vez em Linhares

Por meio de decreto, o governador Paulo Hartung criou a Semana da Pátria, que terá eventos comemorativos em Vitória e Linhares

Pela primeira vez na história do Espírito Santo, o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro será realizado no município de Linhares, região Norte do EstadoO desfile, que comemora a Independência do Brasil, acontecerá no bairro Três Barras, no sentido BR 101/ Fórum, a partir das 9h30. 

Confira a programação completa!

Ao todo, a expectativa é que o desfile atraia cerca de 15 mil pessoas. A Casa Militar é a responsável pelo planejamento, e pela coordenação das ações necessárias, para realização das solenidades comemorativas cívico-militares.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon comemorou o fato de o desfile pela primeira vez na história do Espírito Santo ser realizado na cidade. “Democratizar o desfile foi uma decisão acertada do governador Paulo Hartung e eu tenho certeza que o público aqui de Linhares e todos municípios vizinhos terão a oportunidade de presenciar um belo evento que exalta a democracia, o civismo e o amor à Pátria. O povo de Linhares abraça esta oportunidade e vai mostrar que tem tudo para receber os grandes eventos do Estado”.

O secretário da pasta, coronel Daltro Ferrari, explicou que na edição deste ano vários municípios da região Norte e Noroeste do Estado estão participando do evento. “As prefeituras de Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Colatina, Marilândia, Jaguaré e São Mateus já estão confirmadas e irão participar do Desfile, onde terão um grupamento especial para manifestação cultural. Também temos participações especiais de outros seguimentos da sociedade, como por exemplo, admiradores de motos Halley Davidson, Pestalozzi de Linhares, Escoteiros e o Clube dos Desbravadores”.

O coronel Ferrari ressalta que a presença das tradicionais instituições civis e militares estão mantidas. Para o chefe da Casa Militar, levar o desfile para o interior, é uma forma de resgatar o civismo nas pessoas. “Estamos perdendo alguns valores com o passar do tempo. Antes havia apego à pátria e hoje não, e para trazermos isso de volta, a melhor forma é resgatar os símbolos de estado, valorizar a educação, a disciplina e promover o amor ao próximo”.

Segundo o Governo do Estado, a decisão tem como objetivo tornar o evento mais acessível aos capixabas nas diferentes regiões do Estado, resgatando os valores cívicos e fortalecendo os valores culturais regionais.

A Semana da Pátria 2017 começou na última sexta-feira (1) com atividades cívico-militares, culturais e esportivas por meio do Governo do Estado. Na sexta, a programação começou no Centro de Vitória, com a solenidade do 'Fogo Simbólico', que foi levado da Praça Costa Pereira até o 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha. No sábado (2), foram realizados os 'Jogos da Pátria', na Praia de Camburi, nas modalidades de Cabo de Guerra, Pista de Obstáculos e Vôlei entre as equipes do 38º Batalhão, Escola de Aprendizes-Marinheiros, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Justiça.

No último fim de semana, exposições sobre atividades operacionais do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça (Sejus), Polícia Civil, Polícia Militar, Marinha e Exército foram realizadas nos principais shoppings da Grande Vitória.

Na próxima terça-feira (5), uma apresentação cultural com muita música, dança e teatro vai animar a Escadaria São Diogo, no centro da capital, às 18 horas.

Anúncio

No dia 26 de junho, o governador Paulo Hartung anunciou oficialmente que o desfile cívico-militar seria em Linhares. O encontro ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória.

O anuncio foi feito na oportunidade em que o governador assinou o decreto que cria, nos sete primeiros dias do mês de setembro, a Semana da Pátria. O ato foi realizado durante reunião com as instituições militares envolvidas diretamente na organização do evento.

Linhares

Linhares foi escolhida para sediar o desfile porque é uma das maiores cidades da região Norte do estado e, principalmente, porque oferece uma excelente infraestrutura que comporta toda a logística e organização do evento. A cidade possui as ruas planas e largas, que contribuem e facilitam a deslocação durante a solenidade.

Serviço

Data: 7 de Setembro

Local: na Avenida Genésio Ferrari (onde há ciclovia), bairro Três Barras

Horário: início às 9h30

Participantes: 1.700 homens das Forças Armadas, sociedades organizadas e escolas

Cronograma: acendimento pira; hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e dos municípios participantes; exibição de hinos; Revista da Tropa e início do desfile.

Pontos moeda