Geral

Especialistas discutem “Municipalização do trânsito” e “Formação dos Condutores”. Veja o perfil dos palestrantes

O evento, organizado pelo Detran|ES, faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de segunda-feira (18) ao próximo dia 25

Nestas segunda (18) e terça-feira (19) acontece, no Centro de Convenções de Vitória, o "II Seminário de Trânsito e Cidadania", organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, de segunda-feira (18) ao próximo dia 25, e reúne especialistas para discutir assuntos relacionados à municipalização do trânsito e à formação dos condutores.

Na segunda-feira, o tema é “Municipalização do trânsito”, com debates sobre os desafios dos municípios, sinalização, mobilidade urbana, fiscalização, educação para o trânsito e apoio psicológico às vítimas e familiares de acidentes de trânsito. Embora a municipalização do trânsito esteja prevista desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, o número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) ainda é pequeno: apenas 8.

A “Formação dos condutores” será o tema do segundo dia do Seminário, terça-feira (19), com discussões sobre os Centros de Formação de Condutores (CFCs) como agentes transformadores e sobre alterações na Resolução N.º 168, de 2004, que estabelece as normas e os procedimentos para formação de condutores, realização dos exames, expedição de documentos de habilitação e cursos de formação, especializados e de reciclagem. O debate faz-se necessário para dar destaque ao papel dos CFCs e Instrutores de trânsito que desempenham importante papel pedagógico e social na formação dos futuros motoristas.

Confira a programação do evento!

Veja abaixo o perfil dos palestrantes do evento:

Segunda-feira (18)

Terça-feira (19)


Pontos moeda