Geral

Espírito Santo estreia projeto inédito que oferta esportes para estudantes em situação de vulnerabilidade social

Leonardo Picciani vai lançar um projeto no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani vem ao Espírito Santo inaugurar um projeto-piloto chamado “Projeto Iniciação à Modalidade Esportiva”, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus de Vitória. A iniciativa visa ofertar aulas de esportes para estudantes de 6 a 21 anos, prioritariamente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e matriculados na rede pública de ensino. A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), responsável por articular o início do programa pelo Espírito Santo, também estará presente no encontro.

A ideia é que o projeto-piloto seja desenvolvido no Espírito Santo, em articulação com os campi do Ifes. O anúncio está marcado para as 14h30, no miniauditório da Reitoria do Instituto, localizada na avenida Rio Branco, em Santa Lúcia, Vitória.

O “Projeto Iniciação à Modalidade Esportiva” quer democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos como fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. É fundamentado nos princípios da inclusão; da participação; da cooperação; da coeducação; e da corresponsabilidade.

Além disso, a proposta visa estimular os valores sociais e culturais inerentes às modalidades esportivas; garantir a intervenção pedagógica de qualidade (dos recursos humanos do projeto), a partir das capacitações e dos acompanhamentos das parcerias; a valorizar os diferentes espaços físicos disponíveis nos municípios; e a ofertar recursos para aquisição de materiais esportivos para o desenvolvimento das atividades.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, ressaltou a importância do programa para a formação do jovem: “O projeto é muito importante para a instituição e para o Estado, pois nós podemos aproveitar aquilo que o Instituto tem de infraestrutura para contribuir na formação física e mental das crianças e jovens, em termos de atividades físicas coordenadas, dirigidas. E podemos ainda encontrar futuros atletas. Agradecemos muito o empenho da senadora Rose de Freitas por mais essa parceria”, disse.

Agenda do ministro no ES

Além do Ifes, o ministro Leonardo Picciani visitará a cidade de Viana para assinar um convênio de construção da Praça da Juventude, em evento marcado para as 10h15, na praça da Sede. Em seguida, vai para Cariacica, onde visitará as obras do Centro de Iniciação ao Esporte, em Itacibá.

Pontos moeda