Geral

Protesto deixa trânsito lento nesta sexta-feira em Vitória

Os portuários protestaram contra a privatização de áreas da Codesa. Motoristas que passaram pelo Centro de Vitória tiveram que ter paciência

Um protesto de portuários deixou o trânsito complicado na manhã desta sexta-feira (22), no Centro de Vitória. A manifestação aconteceu em frente a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). 

Veja como está o trânsito em tempo real!

De acordo com informações passadas pela Central de Videomonitoramento de Vitória, apenas duas faixas foram liberadas em frente ao Porto. Um caminhão dos manifestantes parou e interditou uma das faixas. Por conta disso, o trânsito ficou lento no sentido Centro x Praia de Camburi. 

A mobilização é contra a privatização da Codesa.

Sobre a privatização

A proposta do governo de privatizar a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) soa positiva porque deve conferir maior agilidade e eficiência à autoridade portuária, segundo José Di Bella, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). A associação reúne mais de 70 empresas responsáveis pela movimentação de cerca de 70% de toda a carga portuária brasileira. 

Processo

O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) delegou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a contratação do estudo para a desestatização da Codesa, que administra os portos organizados de Vitória, Praia Mole e Barra do Riacho. De acordo com informações do próprio governo, é possível que seja concedida toda a operação portuária da Codesa, com a transferência de passivos para o privado, ou apenas a operação do terminal de Barra do Riacho.

Pontos moeda