• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Saúde anuncia fim do surto de febre amarela; último caso foi registrado há 3 meses no ES

  • COMPARTILHE
Geral

Saúde anuncia fim do surto de febre amarela; último caso foi registrado há 3 meses no ES

O ministério fez um alerta para o próximo verão, quando pode haver um novo surto da doença

Na manhã desta quarta-feira (6), o Ministério da Saúde anunciou o fim do surto de febre amarela no Brasil em 2017. De acordo com os dados divulgados durante entrevista coletiva, o último caso da doença no país foi registrado no Espírito Santo, no dia 16 de junho.

Juntamente com um balanço das ações realizadas no combate do surto, representantes da pasta já deixaram um alerta para os riscos de um novo surto no próximo verão, período considerado com maior probabilidade de ocorrência da febre amarela.

No período de dezembro de 2016 até 1º de agosto de 2017, foram confirmados 777 casos da doença. Destes, 261 evoluiram para óbito. A maioria dos casos foram registrados na região sudeste, sendo Minas Gerais o Estado com maior incidência.

Desde abril deste ano, foi adotado o esquema vacinal de dose única durante toda a vida. Ou seja, quem já tomou alguma dose da vacina contra a febre amarela, não precisa repetir a dose.

O Ministério ainda ressaltou que a vacinação continua disponível nos postos de saúde para aqueles que ainda não se preveniram contra a doença. A vacina é contraindicada para menores de seis meses, pessoas imunossuprimidas e com reação alérgica grave a ovo.