Geral

Campana permanente é montada em Itapemirim para conter danos da erosão

O avanço do mar destruiu parte da urbanização da praia de Itaipava. Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) se comprometeu a enviar uma equipe técnica ao local para elaborar um plano de emergência

O balneário de Itaoca, em Itapemirim, foi atingido pelo avanço do mar, que destruiu aproximadamente 500 metros do calçadão da orla. Para conter os danos da erosão, foi montada uma campana 24 horas das secretarias de Meio Ambiente, Obras e a Defesa Civil do município e medidas emergenciais foram adotadas para impedir que o avanço do mar destrua os quiosques na região.

De acordo com informações da prefeitura, na tarde desta terça-feira (17), a secretária de Governo, Luciana Peçanha, se reuniu com representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) para buscar uma solução técnico para que o município execute com a ajuda de um oceanógrafo. O órgão se comprometeu a enviar uma equipe técnica ao município para traçar um plano de emergência.

O IEMA permite apenas que sejam realizadas pequenas intervenções, como as que já estão sendo executadas desde a última segunda-feira (16), como a engorda da praia com areia de maior granulação. O trabalho está sendo realizado nos 500 metros de extensão da praia da Itaóca.

Paralelamente ao trabalho, as Secretarias Municipais e a Defesa Civil planejam medidas emergenciais, que já vem sendo executadas. Durante a reunião, foi definido que uma equipe de monitoramento e ação fará campana permanente no local para conter os danos.

Pontos moeda