Geral

Comitiva capixaba vai até Santa Catarina buscar soluções para o transporte irregular de rochas

O objetivo é conhecer projetos e soluções tecnológicos para a implantação de uma fiscalização mais eficiente no Espírito Santo. A comitiva vai visitar uma pista experimental que pode ser utilizada no Estado

Nesta semana, uma comitiva capixaba participa de um encontro em Florianópolis e Araranguá, em Santa Catarina, para buscar soluções para a implantação de uma fiscalização mais eficiente no transporte de rochas ornamentais e de chapas serradas no Espírito Santo.

Fazem parte do grupo o diretor-geral do Detran-ES, Romeu Scheibe Neto; o presidente do Sindirochas, Tales Machado; o presidente do Cetemag, Eutemar Venturim; o vice-presidente do Centrorochas, Frederico Robson; e o gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Francisco Ramaldes.

Eles vão conhecer projetos e soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e participar de uma visita técnica na pista experimental onde equipamentos e sistemas de pesagem em movimento na velocidade diretriz da rodovia estão instalados.

“A UFSC acompanha esse sistema de monitoramento e pesagem do transportadores de rochas em movimento há 10 anos. Eles já visitaram 11 países que possuem esse sistema e que estão em perfeito funcionamentos. Nós viemos buscar o que tem dado certo para e ver o que pode contribuir na melhoria da eficiência logística e da fiscalização do transporte irregular no setor de rochas ornamentais capixaba. Nós viemos juntos com Detran que vai avançar nos entendimentos com a universidade para avaliar as condições de levarmos esse sistema para o Espírito Santo”, completa Tales Machado.

Pontos moeda