• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Espírito Santo é destaque em semana cultural na Bulgária

  • COMPARTILHE
Geral

Espírito Santo é destaque em semana cultural na Bulgária

Fotografia, gravura, cinema, literatura e gastronomia capixabas serão apresentados na Semana da Cultura Brasileira que movimenta a cidade Sófia, na Bulgária

O olhar dos fotógrafos Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo sobre o Espírito Santo será o destaque da Semana da Cultura Brasileira de Sófia, na Bulgária. O evento tem início na próxima segunda-feira (30), com a abertura da exposição “CAPIXABA - a diversidade como identidade”.

Serão 30 fotografias autorais que revelam um Espírito Santo multicultural. “Essa mostra nos permitiu apresentar o nosso trabalho pessoal, que produzimos ao longo dos anos nas andanças que fizemos por todo o Estado. São imagens que retratam um pouco da cultura, das cidades e dos ícones capixabas”, afirma Gabriel Lordêllo.

As fotografias trazem os italianos, portugueses e pomeranos, que revelam as origens do povo capixaba. O congo, a folia de reis, o ticumbi, o carnaval e a panela de barro, retratam a cultura do Estado. O Convento da Penha, a Pedra Azul e as dunas de Itaúnas representam alguns dos ícones do Espírito Santo.

Tadeu Bianconi ressalta que esta será uma ótima oportunidade dos búlgaros conhecerem o Estado por meio de um olhar mais poético, “é um Espírito Santo fora do senso comum. Colorido e preto e branco, do jeito que nós o enxergamos intimamente”.

O texto de apresentação da mostra é do escritor e jornalista Adilson Vilaça, e a curadoria é do fotógrafo francês radicado na Bulgária, Pierre Ethiene-Jay.

Os fotógrafos Gabriel Lordêllo e Tadeu Bianconi viajam para a Bulgária com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) que, por meio do Edital de Locomoção, custeou as passagens para a cidade de Sófia.

Espírito Santo em foco

A Semana da Cultura Brasileira em Sófia também vai apresentar um pouco da literatura, gravuras, cinema e gastronomia capixaba.

No dia 31 de outubro, será realizada a Noite Capixaba, com a presença do escritor Lobo Pasolini, que fará o lançamento do seu livro “Ponto de Fuga”. Na mesma noite, serão exibidas gravuras do artista capixaba Thiago Arruda, com a exposição “Naquela Mesa”.

A culinária capixaba ficará por conta da chef Yoana Todorova, do Bulgarian Master Chef, que vai preparar a torta capixaba harmonizada com a cerveja artesanal Evoé, uma Saison produzida pelo capixaba César Pimentel, na Bulgária.

No dia 04 de novembro serão projetados dois curtas do cineasta Ricardo Sá: “Luz del Fuego” e “Conversas em Guarani: Tradições Esquecidas”.

A Semana da Cultura Brasileira acontece no Cultural Center G8 – Eurocinema, entre os dias 30 de outubro e 12 de novembro. A organização é do Instituto Zenon Barreto, representado por Nara Vasconcelos, com apoio da Embaixada do Brasil na Bulgária. O evento também contará com uma extensa projeção de filmes brasileiros premiados que serão exibidos ao longo da programação.