ADOTE UMA CAUSA

Geral

Instituto Americo Buaiz realiza entrega das obras de reforma do Lar do Idoso, em Vitória

Obras de infraestrutura foram realizadas no local para proporcionar maior conforto e momentos mais felizes para os moradores

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória

Com menos de cinco meses de parceria, trabalho, solidariedade e muita dedicação, o Instituto Americo Buaiz (IAB) realizou, nesta quarta-feira (25), um evento em agradecimento pela conclusão das obras de reforma do Lar do Idoso Monsenhor Alonso, primeira entidade apoiada pela instituição.

Para o coordenador administrativo do lar, frei Antônio Inácio Intringer Trarbach, a maior preocupação desta reforma foi oferecer uma melhor qualidade de vida para os idosos. “Nossa prioridade como milicianos de Cristo é fazer os idosos felizes e dar vivacidade à eles”, disse.

Frei Antônio faz questão de frisar que o local não deve ser visto como um asilo, mas sim como um lar para os idosos. “É uma casa onde eles não estão esquecidos. Eles moram aqui e são donos do local. A presença de cada visitante é importante para nós, religiosos e moradores daqui”, frisou

Para o diretor presidente do IAB, Americo Buaiz Filho, a parceria com o Lar do Idoso guarda um sentimento especial. O local onde hoje funciona a casa de acolhida foi moradia de alguns membros de sua família. “Esta casa foi construída pelos meus avós, onde criaram seis filhos. Três deles nasceram aqui. Quis o destino que se transformasse nessa obra maravilhosa que acolhe idosos”, relatou.

Ao citar este fato durante a sua fala no evento, Buaiz Filho disse que um filme passou pela cabeça quando fez uma breve visita às instalações da casa. Emocionado, ele agradeceu a cada diretor, parceiros e voluntários que colaboraram na execução desta obra. “Obra do terceiro setor não se faz sozinho. Não faz muito sentido que as pessoas gastem uma vida em benefício próprio. Numa certa hora, é preciso se doar. O Instituto Americo Buaiz veio pra discutir isso”, enfatizou.

Veja a galeria de fotos da entrega das obras!

Com a ajuda de empresas colaboradoras, o Lar do Idoso Monsenhor Alonso passou por uma ampla reforma, com obras na área externa, pintura, reparo da fachada e um projeto completo de armários na cozinha. Quem mora na instituição certamente vai viver momentos de maior conforto e mais felizes.

Atualmente, 14 meninos e meninas, como são carinhosamente chamados, vivem no local. Eles têm idades entre 62 e 95 anos. Toda contribuição é bem vinda, desde alimentos, material de higiene, curativos e até a colaboração financeira. Mais do que a ajuda material, frei Antônio destacou que a é necessário que os idosos recebam mais atenção. “A casa sempre estará aberta a vocês para acolher os nossos visitantes. Pessoas vêm para partilhar histórias com os idosos. Se somos irmãos em Deus, somos mais que uma família”, disse.

Para o Instituto Americo Buaiz, a primeira etapa foi concluída com sucesso, mas o trabalho não para. Na ocasião do evento, Americo Buaiz Filho anunciou, oficialmente, a próxima instituição parceira: o Instituto João XXIII, que ficou por conta da recepção dos convidados do evento com o Trio de Violinos. “A nova instituição é uma obra belíssima que trata dos jovens na música, no esporte, privilegia famílias, crianças e adolescentes menos beneficiados materialmente”, destacou.

O diretor presidente também destacou que a missão do Instituto Americo Buaiz é chamar a atenção para a dimensão do trabalho das instituições apoiadas e dar visibilidade para os trabalhos já desenvolvidos por cada uma. Para que tudo isso seja cumprido, é imprescindível a participação dos voluntários.

“O trabalho tem que ser feito por voluntariado, que são pessoas que doam seu tempo. Nós temos convidado os colaboradores do Grupo Buaiz para participar. No Lar do Idoso, foram convidados a equipa da Rede Vitória, que desenvolveram um trabalho belíssimo. Para o Joao XXIII, foram os colaboradores do Shopping Vitória. É com esse conjunto de pessoas que vamos construir o nosso trabalho”, disse Americo Buaiz Filho.

A reforma do Lar do Idoso foi realizada com o apoio das empresas Alvomac, Composé, Dalla Bernardina, Danúbio, Kelema Transportes, Lojas Mercadão, Quartzomassa e Quartzotintas, Tinbol, Transportadora Carminati, Transportadora Via Cargas, Viminas e 3+ Soluções.

Quem quiser pode agendar para conhecer a instituição ou fazer alguma doação. O Lar do Idoso Monsenhor Alonso fica na Rua Vinte e Três de Maio, 359, no bairro Santa Clara, em Vitória. Como referência, é a rua em frente à pracinha do SESC no Parque Moscoso. Ao lado da Igreja Maranata. Os telefones são 3223-0493 e 99804-3847.

Reportagem: Iures Wagmaker
Fotos: Everton Nunes

Pontos moeda