Geral

Mito ou verdade? Veja a explicação meteorológica para a chuva do Dia de Finados

Uma frente fria se aproxima do Estado nesta terça-feira (31) e na quinta-feira (2) a previsão é de chuva

O feriado de finados vai seguir a tradição e mais um ano será de chuva para os capixabas. A alegação de que “sempre chove em Finados” é de cunho religioso e as pessoas associam chuva à tristeza, já que a data celebra a vida eterna das pessoas que já faleceram. Mas será que existe uma explicação meteorológica para isso?

Segundo o Incaper, a primavera é uma estação de transição entre o inverno seco e o verão chuvoso, por isso a chance de chover em grande parte do País é alta. No Espírito Santo, novembro é considerado pela climatologia (1984-2014), o mês mais chuvoso do ano na maior parte do Estado, só ficando atrás de dezembro.

Assim, como estamos em época de chuvas, estatisticamente a probabilidade de que seja observada chuva no dia 2 de novembro é a mesma que aquela calculada para os dias 1 e 3 de novembro, por exemplo.

Previsão para o feriado

De acordo com o Incaper, uma frente fria se aproxima do Estado nesta terça-feira (31) e já provoca pancadas de chuva com trovoadas na metade sul capixaba. Durante a noite, a chuva avança para as demais regiões, podendo ocorrer chuva forte e rajadas de vento em algumas cidades.

Novembro começa com temperaturas baixas para aliviar o calor no Espírito Santo. A previsão para a quarta-feira (1) é de chuva a qualquer hora do dia na maioria das regiões do Estado. Na Grande Vitória, a temperatura mínima é de 22 °C e máxima de 24 °C.

Como acontece tradicionalmente, o Dia de Finados começa com chuva fraca em alguns trechos do Estado e a temperatura continua amena. Na Grande Vitória, a temperatura mínima é de 21 °C e máxima de 23 °C.


Pontos moeda