Geral

Outubro Rosa: Capixaba oferece corte gratuito durante todo o mês para quem doar cabelo na Serra

Durante todo o mês, a Afecc promoverá uma série de atividades, entre elas, palestras em vários municípios

Durante o mês de outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa para alertar as mulheres sobre a importância da realização de exames de rotina, do diagnóstico precoce, além da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção ao câncer de mama. 

Pensando nisso, uma cabeleireira capixaba resolveu ajudar oferecendo cortes de cabelo gratuitos para quem se interessar em doar os cabelos para mulheres em tratamento. 

Juliana Pagotto contou que a mãe tem câncer e está no processo de quimioterapia, "Eu já doava todos os cabelos que eram cortados no salão, mas dessa vez, resolvi incentivar ainda mais essa campanha. Há dois meses minha mãe faz quimioterapia, e agora, consigo ver de perto qual é a realidade dessas pessoas que sofrem com o câncer".  

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

No Espírito Santo, a estimativa é de 1.010 mil novos casos de câncer de mama em todo o Estado, sendo 140 na capital. Somando todos os tipos da doença, a estimativa é de 12.040 mil novos casos, sendo 1.240 mil em Vitória.

Para ir ao salão e ganhar o corte, basta ligar e agendar um horário. A ação vale para todo o mês de outubro. Os cabelos serão doados para a confecção de perucas.

Serviço

Juliana Pagotto Studio Hair

Local: Rua Cedro, 21, José de Anchieta, Serra.

Período da ação: Durante todo o mês de outubro de terça a sábado, de 9h às 18h

Telefones: 3068-2449/ 9 9203-6464

Clique e veja como chegar!

Diagnóstico precoce

Além de alertar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa 2017, coordenado no Espírito Santo pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer-Hospital Santa Rita de Cássia (Afecc-HSRC), faz um importante alerta para os jovens. Atualmente, 36,4% dos diagnósticos de câncer de mama registrados na Afecc-HSRC são em mulheres na faixa etária dos 20 aos 49 anos de idade.

A faixa etária que apresenta o maior número da doença é a de 45 a 49 anos, seguida das mulheres entre 55 a 77 anos e depois de 50 a 54 anos de idade.

Falando sobre todas as faixas etárias (20 anos em diante), de 2013 para 2014 houve um aumento de 12,19% (64 novos casos) e de 2014 para 2015 o aumento foi de 1,18% (7 novos casos). Já de 2013 para 2015 esse aumento foi de 13,52% (71 casos novos da doença), com registro de um caso em uma jovem na faixa etária de 20 a 24 anos de idade. 

Programação

Durante todo o mês de outubro, palestras, prestação de serviços, realização de exames e diversas ações voltadas para o alerta e a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama serão realizadas sob a coordenação da Afecc-HSRC.

Para ampliar o acesso a todos, a Afecc-HSRC vai até os povos tradicionais do Espírito Santo, à população dos assentamentos de terra e às mulheres do sistema prisional. As participantes recebem orientação sobre a realização de exame de mamografia e são encaminhados ao Hospital, onde são realizados todos os procedimentos necessários. Caso seja detectado câncer, todo o tratamento é assumido pela Afecc-HSRC.

1/10 – 9h - Missa no Convento da Penha

4/10 – 17h -Abertura Oficial - Palácio de Anchieta.

4/10 – 09h – Baile Rosa – escola Arquitetura da Dança – no ambulatório Afecc-HSCR

4/10 –14h - Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer – Povos tradicionais

Índios – Comboios – Caieiras Velha – Aracruz

6/10 – – 9h30min - Palestra na Secretaria Municipal de Educação de Vitória– Auditório da Seme/PMV – Itararé – Vitória (atrás da casa do Cidadão)

7/10 – 8h - Motociata – Praça do Papa – Vitória

8/10 - 7h - 12ª Corrida Faesa – Saída: Av. Beira

Mar. Chegada: Praia de Camburi (conversar com Polyana)

8/10 – 8h – Pedal das Lindas – Domingos Martins

8/10 - 9h - Remada Rosa - Praia do Iate Clube

09/10 – 18h – Palestra – População tradicional – Pomeranos – Domingos Martins

11/10 – 14h - Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer – Povos tradicionais –

Colônia de Pescadores – Vila Velha

18/10 – 14h – Palestra – Pessoas com uma deficiência – Crefes – Vila Velha

18/10 -19h - Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer –Povos tradicionais:

População Negra e Matriz Africana – MUCANE –Vitória

19/10 –15h - Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer – Semsu (Secretaria Municipal de Seg. Urbana) – local: Palácio do Governo – PMV (Bento Ferreira) Guarda Municipal de Vitória

19/10 – 19h – Papo Trans – População LGBT – GOLD – Vitória

22/10 – 8h - V Roseando Vitória – Saída: Palácio Anchieta. Chegada: Praça do Papa – Vitória

25/10 – 13h30- Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer – População tradicional: Quilombo São Domingos – Conceição da Barra

29/10 - 9h – Caminhada Outubro Rosa – Um toque pela vida – Praia de

Camburi. Concentração em frente ao Píer de Iemanjá. Chegada: Entroncamento com a Av. Adalberto Simão Nader 

Sobre a Afecc

A Afecc-HSRC tem a missão de educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar o paciente na comunidade. É uma associação sem fins econômicos, fundada em 1952 e que, em março de 1970, inaugurou sua própria unidade de atendimento médico: o Hospital Santa Rita de Cássia.

Atualmente 13 programas sociais são desenvolvidos na Associação e voltados para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia: Viva Sorrindo, Bingo para Pacientes, Viva Voz, Coral da Afecc, Programa de Assistência Integrada (PAI), Lanche para Pacientes e Acompanhamento no Ambulatório e na Quimioterapia, Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma), Arte para a Vida, Querer Bem, Transformação e Vida, Hospedagem e Transporte, Programa Grupo Vida Infinita e Cine Afecc. 

Acesse e saiba mais sobre cada programa!


Pontos moeda