Geral

Prefeitos vão apresentar soluções para deixar cidades mais inteligentes

A iniciativa é apontada pela "Carta de Vitória", assinada pelos prefeitos que se reuniram nesta sexta-feira (20), em Vitória

Um grupo permanente de diálogo entre as cidades de Vitória, João Pessoa, Florianópolis e Palmas vai oferecer em 180 dias, com base nas práticas das quatro cidades, soluções inovadoras, capazes de torná-las mais inteligentes, consolidando métodos de gestão eficiente, moderna e compartilhada. Esta foi a iniciativa apontada pela "Carta de Vitória", assinada pelos prefeitos que se reuniram nesta sexta-feira (20), em Vitória. A ideia é fazer com que outras cidades também sejam beneficiadas com a proposta.

A carta divulgada durante o 3º Encontro de Prefeitos ICES - Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis -, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica, foi lida pelo prefeito Luciano Rezende, e assinada por ele e pelos chefes do Executivo de Palmas, Carlos Amastha (TO); de Florianópolis (SC), Gean Loureiro; e o vice-prefeito de João Pessoa (PB), Miguel Junior.

A carta explica que os prefeitos convencidos da necessidade de fortalecer a governança democrática em suas cidades e decididos a impulsionar a modernização administrativa e a coesão social em seu entorno, "assumem o compromisso de intercambiar experiências, compartilhar estudos e debater projetos inovadores, relativos aos desafios impostos pela evolução política, econômica, social e científico-tecnológica no Brasil e no mundo", diz a carta.

Gestão Compartilhada

Durante o encontro, os prefeitos das outras cidades receberam da mão do prefeito Luciano Rezende o livro "A Gestão Compartilhada em Vitória", que conta as experiências inovadoras da cidade durante os últimos 5 anos.

A decisão dos prefeitos de fazer essas reuniões aconteceu em Santander, na Espanha, durante um seminário internacional, em junho deste ano, quando os quatro prefeitos se encontraram.

Pontos moeda