Geral

17 municípios capixabas vão receber nova sinalização de trânsito até o final de 2017

Ao todo, o Detran/ES afirma que serão realizados os serviços em 37 municípios neste ano

Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do ano, o governador Paulo Hartung assinou na manhã desta segunda-feira (27), a ordem de execução para a sinalização de trânsito em 17 municípios do Espírito Santo. A previsão é que todo o trabalho seja finalizado até o último dia de dezembro.

A cerimônia aconteceu no final da manhã e reuniu, no Palácio Anchieta, em Vitória, diversos deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios que serão beneficiados com as obras. Ao todo, 37 cidades capixabas terão a sinalização retrabalhada em 2017.

De acordo com o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), Romeu Scheibe, os investimentos para as obras somam quase R$ 10 milhões. "Existe um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que diz que cada real investido em sinalização de trânsito, são R$ 5 economizados em saúde", citou.

Scheibe explicou que serão realizados serviços diversos, como: instalação de faixas de pedestres, definição de locais para estacionamento, definição de locais próprios para estacionamentos de motos e ciclovias, respeitando o projeto elaborado em parceria com cada município.

As obras terão início imediato. Segundo Scheibe, as três empresas contratadas já estão mobilizadas e só aguardavam a ordem de serviço para executar o trabalho. "Estamos implementando esta sinalização, que é um investimento de baixo custo. A gente pretende melhorar a mobilidade humana nesses conglomerados urbanos, com o objetivo de reduzir a acidentabilidade de trânsito", explicou.

Dentre os municípios contemplados, estão Fundão, Alto Rio Novo, Piúma, Itarana, Laranja da Terra, Viana, São Mateus, Nova Venécia, Baixo Guandú, São Gabriel da Palha, Mimoso do Sul, Irupi, Muniz Freire, Itapemirim e Rio Novo do Sul.

Para a definição dessas cidades, o Detran/ES levou em consideração um estudo realizado em 2016 nos 70 municípios capixabas que ainda não possuem o trânsito municipalizado. "Começamos a trabalhar com critérios técnicos, foram feitos levantamentos dos projetos que já estavam mais maduros e trabalhamos em cima deles", disse o diretor geral do órgão.

O número de municípios que receberão as obras ainda em 2017 foi superior ao previsto inicialmente pelo Detran/ES. "Eram 35 municípios em nosso planejamento estratégico e estamos superando a nossa meta. Os outros 33 municípios serão contemplados no próximo ano", concluiu Scheibe.

Pontos moeda