Geral

Blogueira e consultora de imagem falam sobre mercado e moda plus size no Espírito Santo

Apesar da variedade de lojas, ainda faltam opções para o público plus size na Grande Vitória

Não é difícil andar pelas ruas da Grande Vitória e encontrar uma grande variedade de lojas, principalmente de moda feminina. Algumas são voltadas para um público mais jovem, com peças descoladas e que estão na moda. Enquanto outras, atendem aquelas que adotam o estilo casual, com peças mais tradicionais.

Apesar de tanta variedade, ainda faltam opções para um público específico de consumidores: o plus size. Quem sempre vive isso na hora de comprar roupas é a blogueira capixaba Emanuele Andrade. Ela afirma que, apesar de encontrar as peças em algumas lojas, dificilmente acha com a mesma modelagem do tamanho tradicional.

"A gente que veste um tamanho maior, quer vestir o mesmo modelo, bonitinho, com decote, e não achamos. Eu olho um modelo tradicional e quero o mesmo modelo, mas em um tamanho grande. Moda praia também é muito difícil comprar. Geralmente eu compro o tecido e peço para fazer, porque não acho pronto do jeito que quero", conta.

Para Emanuele, ainda existe um preconceito por parte das marcas e fabricantes, que ainda mantém um padrão de 'corpo ideal'. "A população, no geral, engordou. Isso é estatística. Mas as pessoas têm uma ditadura daquele padrão e fabricam para ele. Não conseguem abrir a mente para perceber que há um outro público precisando daquele produto também. Eu acho que falta quebrar o preconceito e expandir esse mercado", afirma.

Diferente do que alguns pensam, usar peças iguais às que são confeccionadas no tamanho tradicional não é um problema para as fofinhas. A consultora de moda e imagem, Jani Valença, garante que está liberado, a partir do momento em que cada uma aceita o corpo que tem e se permite usar determinadas peças.

Segundo ela, existem algumas regrinhas para deixar o look visivelmente mais harmônico, como a escolha de estampas e decotes.

"A plus geralmente tem mais busto, então se colocar um decote em 'V' vai ficar bem melhor. Também é importante tentar usar sempre listras nas diagonais, porque confunde o olhar e é uma forma de desviar o foco de alguma região que queira disfarçar. Elas também reclamam muito da questão da calça jeans. Não é comprando uma modelagem dois tamanhos acima que vai resolver o problema, o ideal é encontrar a peça voltado para esse público, porque veste bem e é diferenciada", alerta.

Entrevista

Quer mais dicas? Nesta quinta-feira (9), às 11h, Jani Valença participa de uma live na fanpage do jornal online Folha Vitória para falar sobre o mercado e moda plus size. 

Pontos moeda