Geral

Centro de Saúde de Cachoeiro estimula marcação via encaminhamento

O encaminhamento para os especialistas disponíveis é feito apenas quando é constatada a necessidade, e com isso, a medida pretende incentivar o atendimento pelo médico da família

Para incentivar cada vez mais o atendimento de pacientes pelo médico da família, nas comunidades, uma lista de procedimentos vem sendo adotada neste mês, no Centro de Saúde, em Cachoeiro, com marcação somente após encaminhamento.

A proposta é divulgar mais o processo que já é preconizado pelo Ministério da Saúde: o clínico geral, que acompanha o morador e os dados coletados por agentes de saúde e enfermeiros, faz sempre o primeiro atendimento, de crianças e adultos, na unidade de saúde mais próxima da pessoa. O encaminhamento para especialistas é feito apenas quando é constatada a necessidade.

Oito especialidades estão na lista: cardiologia, pequena cirurgia, urologia, otorrinolaringologia, nutrição, pneumologia, psicologia e fonoaudiologia. No caso da pneumologia, os encaminhamentos são exclusivos para asmático, pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e ex-fumante.

Permanece, porém, o agendamento direto para outros três atendimentos: pediatria, clínica geral e ginecologia. A intenção é adequar gradativamente a demanda, tanto no Centro de Saúde quanto nas unidades de saúde dos distritos e dos bairros.

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde tem investido na equipe, que ganhou um pediatra, um cirurgião, um neurologista e dois psicólogos. Há mais vagas também para radiologia – a quantidade dobrou – e exames, como os de sangue.

Pontos moeda