Geral

Claro inaugura cobertura 4.5G na capital capixaba. Entenda como funciona a nova velocidade

Até dezembro, 26 municípios do Estado estarão cobertos com o 4G mais rápido do Brasil. Vitória é a segunda capital a receber a nova tecnologia.

A Claro, empresa operadora de telecomunicações, e pioneira na implantação de redes 4.5G no Brasil anunciou a ampliação da tecnologia em Vitória. No 4.5G, as velocidades médias de navegação chegam a ser até 10 vezes maiores do que o 4G convencional.

Já disponível em Brasília, a tecnologia será implantada gradativamente em várias capitais do país, ainda em 2017.

Como Funciona

O 4.5G se caracteriza por três requisitos técnicos que precisam estar disponíveis na rede e também suportados pelos smartphones compatíveis. Como o agregador de faixas, que permite a transmissão de mais velocidade. O Mimo 4x4, que utliza 4 antenas de transmissão e 4 de recepção e também um esquema avançado de modulação que permite maior eficiência espectral, transmitindo mais bits de dados a cada tempo.

Mudanças

Para implantar de forma eficiente a nova tecnologia, a empresa está modernizando os sites existentes e ativando novas torres de transmissão.

“O esforço e o investimento garantem melhoria imediata na velocidade e qualidade de conexão do usuário, mesmo para quem ainda não tem um aparelho de última geração”, explica Gabriela Derenne, diretora regional da Claro para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Nova Loja

Outra mudança que a empresa traz para o Espírito Santo é um novo conceito de atendimento presencial, valorizando a experiência dos consumidores. Em Vitória, a operadora abriu as portas da primeira loja com a tendência convergente, no Shopping Vitória, na última semana.

O objetivo é proporcionar uma experiência mais agradável ao cliente em seus espaços internos, além de um atendimento dinâmico, realizado em diversos ambientes, adequados aos diferentes perfis de consumo.

“O consumidor poderá degustar os vários serviços digitais que a operadora oferece, como o Claro Música, com milhares de músicas disponíveis sem descontar da internet e o Claro Vídeo, com mensalidade grátis, e catálogos com mais de 15 mil séries, filmes e desenhos, para assistir quando e onde quiser”, explica Gabriela Derenne.

Aparelhos

Com o avanço da rede móvel, o mercado brasileiro também começa a receber os primeiros aparelhos compatíveis com a tecnologia e recursos do 4.5G.

Modelos como o Galaxy S8 e o S8+, da Samsung, o iPhone 8, iPhone 8 Plus e o Moto Z² Force, da Motorola, além do Sony Experia Xz, permitem aproveitar os avanços disponibilizados pela rede 4.5G da operadora. 

Ambos oferecem a agregação de três faixas de frequência (carrier aggregation) e também maior eficiência nas transmissões, o que já permite atingir velocidades superiores onde a tecnologia 4.5G já está comercialmente disponível.

Testes em condições reais de uso permitiram medir conexões que ultrapassam 300 Mbps, cerca de 10x mais que a velocidade da rede 4G tradicional. No segundo semestre de 2017 serão lançados outros aparelhos que suportam o 4.5G e seus requisitos técnicos.

Pontos moeda